30/05/2017

Como bloquear usuário por horário no roteador TP-LINK

Primeiramente devemos entrar nas configurações do roteador através do navegador de internet. Para isso, encontre o endereço IP do teu reteador e cole-o no navegador - geralmente o endereço é semelhante a este 192.168.0.1

Após entrar no painel de controle do roteador TP-Link, verá que há um menu lateral. Nele encontre a opção Controle de Acesso e clique. Um menu em cascata que aparecerá clique em Estações. Na página que aparecer, clique em Adicionar. Vamos então às configurações.


Aqui na aba estações, é onde vai as informações do usuário que você quer que as configurações seguintes se apliquem. Então, antes de mais nada, deves ter em mãos as informações do equipamento que deseja aplicar o bloqueio - no caso, o endereço MAC.

No Tipo de Endereço, escolha entre IP E MAC. Particularmente sempre opto pelo MAC porque é um endereço fixo. O IP sempre muda quando o aparelho reconecta-se ao roteador, portanto ao escolher o IP ao invés do MAC certifique-se de definir um endereço IP fixo.

E como posso saber os endereços MAC dos aparelhos conectados à minha rede? Bom, caso você tenha acesso aos aparelhos que deseja aplicar as configurações a seguir, basta entrar nas configurações de rede do dispositivo e procurar pelo endereço MAC. Na imagem abaixo dá pra ter uma noção de como geralmente é o endereço:

Outra forma seria através do próprio roteador. Para isso, vá até DHCP e no menu em cascata que aparecer vá em Lista de Clientes. Nessa página verá todos os aparelhos que estão conectados ao roteador, bem como os endereços MAC e IP dos mesmos. No entanto, não há qualquer tipo de identificação além dos citados, portanto, será difícil deduzir qual é o endereço dos aparelhos. 
Algo que costumo fazer é catalogar todos os endereços MAC dos meus aparelhos e dos meus familiares. A partir disso, posso aplicar restrições aos demais endereços que geralmente pertencem a vizinhos e amigos. 

Prossigamos...

Em Descrição de Estação insira o nome do usuário ou nome do aparelho que desejar. Clique então em Salvar.

O próximo passo é criar os alvos. Ainda em controle de acesso, procure por Alvos no menu em cascata. Na página que abrir clique em Adicionar.


  • Em modo você pode optar por endereço IP - para assim bloquear acesso a serviços por IP. Ou pode optar por Nome de domínio - onde irás escolher os sites que serão inacessíveis dentro do tempo que iremos posteriormente estabelecer.
  • Em Descrição do Alvo coloque o nome da sua escolha.
  • Em endereços IP pode deixar em branco
  • Em portas especificaremos quais serão as portas que serão bloqueadas para os usuários que configuramos anteriormente. Como eu quero bloquear o acesso completo do meu vizinho dentro do tempo que iremos configurar posteriormente, selecionei da porta 1 até a 5000.
  • Em protocolo pode deixar marcado Todos, se quiser bloquear todos os serviços
  • Em portas de serviço comuns pode deixar em branco ou escolher HTTP

Clique em salvar!

O próximo passo é definir os horários! No menu lateral selecione Horários e na página que abrir clique em adicionar. Prossigamos!


  • Em descrição coloque o nome que desejar. Como aqui pretendo bloquear o acesso do meu vizinho durante à tarde escolhi essa descrição.
  • Na opção Dias pode optar por Todos os Dias - onde todos os dias no horário estabelecido o acesso será bloqueado -, ou por Selecionar Dias - onde você escolhe qual será os dias para as configurações serem aplicadas. Como quero que todos os dias durante à tarde o acesso do meu vizinho seja cortado, seleciono Todos os Dias.
  • Em Período você pode escolher por bloquear o acesso durante 24 horas - ou seja, bloqueio perpétuo; ou pode optar por definir um tempo em que o acesso será bloqueado.Eu quero que a partir das 15:00 às 15:40 o acesso do meu vizinho seja bloqueado. Perceba que não é necessário colocar pontos ou qualquer outro símbolo para definir a hora.

Depois de configurar tudo clique em salvar e agora vamos até a opção Regras, também localizada no menu lateral.

Antes de mais nada, lembre-se que a opção Habilitar controle de acesso à internet deve estar habilitada. Agora, clique em Adicionar (Como pode ver na foto abaixo)


Agora vamos para a configuração final:


  • Em nome da regra escolha o nome que desejar.
  • Em estação selecione a estação que criamos anteriormente - Aquela onde contém as informações do usuário/equipamento que queremos bloquear. No caso a estação terá o nome que definiste anteriormente.
  • Em Alvo selecione o Alvo que criamos anteriormente - Onde há as informações do que queremos bloquear para a estação selecionada. Lembre-se que essa opção pode ser usada para mais de uma estação caso queira aplicar as limitações para outros equipamentos.
  • Em horário selecione o perfil de horário que criamos anteriormente e que terá o nome que definiste.
  • Em Estado deixe habilitado

Pronto! Agora é só clicar em Salvar que as configurações já estarão aplicadas, sem a necessidade de reiniciar o aparelho:



Se por acaso você quiser bloquear o acesso de outro usuário usando as mesmas configurações que acabou de fazer, basta criar uma nova Estação e voltar para a aba Regras. Depois, clique em Adicionar. Escolha o nome do seu interesse e em Estações, selecione a do novo usuário que deseja bloquear. No resto das opções, pode deixar como fez para bloquear o primeiro usuário.



Valeu pessoal, até a próxima!!!