sábado, 27 de maio de 2017

Gravar músicas do Spotify no Ubuntu

Ao invés de baixar músicas de sites duvidosos e passar raiva com publicidade e afins, por que não gravar suas músicas preferidas diretamente do Spotify sem precisar de terceiros?

Neste breve tutorial, falarei sobre uma aplicação que permite que gravemos tudo aquilo que passa pela placa de áudio do seu computador, incluindo também as músicas do Spotify.



COMO FUNCIONA?


Com o Audio Recorder, uma simples aplicação de fácil uso via interface gráfica, podemos gravar tudo que passa pela placa de áudio do computador. Isso permite, por exemplo, que gravemos músicas de serviços como o Spotify que no plano free não permite download das músicas. O mesmo vale para músicas do YouTube, por exemplo.

A principal vantagem em gravar as músicas ao invés de simplesmente baixá-las é que podemos organizá-las ao nosso modo. Quando baixamos uma música ela já foi editada por terceiros e em muitas vezes eles acabam incluindo publicidade nas capas dos álbum. Gravando suas próprias músicas acabamos com esse problema. Evidentemente é um pouco mais trabalhoso, mas basta ter calma.



Instalando o Audio Recorder

Para instalar no Ubuntu ou no Linux Mint cole a linha abaixo e entre com usuário e senha root.

sudo add-apt-repository ppa:audio-recorder/ppa  && sudo apt-get update && sudo apt-get install audio-recorder

Após instalado, provavelmente o ícone do Audio Recorder aparecerá no menu de aplicativos como Gravador de Áudio, caso o teu sistema esteja em português.


Ao abrir a ferramenta o que temos que fazer é simplesmente escolher o formato de saída das gravações e em qual pasta serão salvas. Convém lembrar que caso no teu sistema o formato de saída .mp3 não esteja funcionando basta instalar os codecs referentes. Para tal, basta rodar o seguinte comando no terminal logado com root que serão instalados os principais:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras



COMO GRAVAR AS MÚSICAS?


Para quem não quer perder tempo editando as gravações e simplesmente quer gravar suas músicas, o esquema é muito simples; inicie a gravação no Audio Recorder antes de dar play na música, isso porque, caso iniciasse primeiramente a música, a gravação ficaria cortada. 





ALTERAR DIRETÓRIO


1 - Clique em (configurações adicionais)


2 - Então escolha a pasta onde as gravações serão salvas por padrão



Para editar os metadados das músicas gravadas; Autor, aĺbum, Capa, etc..costumo usar o VLC. Com ele dá pra fazer tudo isso sem a necessidade de instalação de nada. Basta abrir o arquivo por ele, clicar em ferramentas e em Informações sobre a mídia. Ou caso preferir, use o atalho Ctrl + i


Valeu pessoal, até a próxima!
Compartilhe: