terça-feira, 24 de outubro de 2017

Usar o Google Drive no Windows Phone

O aplicativo oficial do Google Drive não está disponível para Windows Phone, porém podemos contornar esse problema usando uma aplicação que está disponível gratuitamente ( com algumas limitações ) na central de programas.
Refiro-me ao Metro File Manager
Com esse mesmo aplicativo é possível acessar arquivos compartilhado em rede, inclusive já escrevi sobre isso.

Abrindo o Metro File Manager, clique nos três pontinhos localizados na parte inferior direita e vá em Pastas + Contas
Na nova janela que abrir, clique em "Adicionar uma Pasta ou Conta", como mostrado na imagem abaixo:


Agora, basta clicar na opção da conta do Google, como pode ver abaixo:

Em seguida, basta apenas entrar com usuário e senha Google e permitir que o aplicativo acesse à sua conta. Algo que pode ser desfeito depois, bastando acessar esse link

O Acesso à seus arquivos ficará através de uma pasta com o nome GDrive, que provavelmente estará na página inicial do aplicativo.

Com relação a sincronização de arquivos, não tenho muito a reclamar. Para fazer um download de um arquivos da sua pasta Google para o seu dispositivo, basta clicar no arquivo e automaticamente o Download é inicializado. Também é possível copiar ou mover arquivos da sua conta para dentro do seu aparelho, nesse caso, a transferência dará-se de acordo com a velocidade da sua internet.

E por último, com relação aos uploads. Para enviar um arquivo para a nuvem, basta copiar ou colar o arquivo dentro da pasta do GDrive, que o upload começará de imediato, e o legal é que o aplicativo mostra a porcentagem do envio: ( o que pode demorar, dependendo da velocidade da sua internet e do tamanho do arquivo que está a enviar)


Lembrando que o Metro File Manager também tem suporte para Dropbox, algo que ainda não testei.



Até mais...
Compartilhe: