22/01/2018

Tablet de 7 polegadas para ler HQ?

Recentemente estava navegando nos confins da internet quando resolvi baixar algumas HQs para ler no meu tablet que já estava quase aposentado. Ele foi comprado em 2014, um tablet da Positivo com uma configuração tão básica que não faço a mínima ideia como ele ainda consegue iniciar o Android. Pra quem quiser saber mais sobre a configuração dele, veja aqui neste link.

O que interessa para nós aqui neste momento é o tamanho da tela e a resolução da mesma. São 7 polegadas, como já havia dito, e resolução de míseros 800 x 480 (!)
Entretanto, essa configuração mais que básica já foi suficiente para ler minhas HQs até que com certo conforto - claro, dependendo do scan, nem com tanto conforto assim. 

No momento estou lendo Maus, uma história bem famosa que trata sobre o holocausto na segunda guerra mundial. O arquivo que baixei está em .PDF, este foi o resultado no tablet:

E sim, meu tablet é uma versão de criança

O scan de Maus tem a fonte um pouco grande, então também dá pra ler com certo conforto com o tablet na vertical. Infelizmente, nem todas as histórias são assim, o que nos obriga a ler com o tablet na horizontal ou ficar patinando na tela de um lado pro outro:



Como estava dizendo, existem alguns scans com mais quadradinhos, o que deixam a leitura na vertical um pouco mais complicada, vejam no caso com a HQ do Homem Aranha:

Dá pra ler, mas as letras ficam um pouco pequenas


Mas, nada que uma patinada com o zoom não resolva:

Aquela patinada no zoom de leves


Agora vejam como fica na horizontal:

Bem melhor, não?



Eu recomendaria um tablet de 7 polegadas para HQ?

Se pra você não tem problema em às vezes ler com o tablet na horizontal, sim, um tablet desse tamanho é bom para HQ. 
Agora se você pretende comprar um tablet novo apenas para essa finalidade não recomendaria pegar um de 7 polegadas. Como disse no início do post, este meu tablet tem uma configuração muito - mais muito mesmo - básica. Para vocês que não clicaram no link para ver as especificações dele, são um processador de um único núcleo de 1 Ghz e algo em torno de 300 Mb de memória RAM (!) Não é necessário muita potência para rodar os HQs, o que significa que um tablet com uma tela um pouco maior mais com uma configuração mais modesta já seria suficiente para ler de boa. 

Vejam por exemplo este tablet da Lenovo, com 10 polegadas de tela e por 440 reais na Gearbest.

Dando uma olhada no Mercado Livre é muito fácil encontrar tablets com as mesmas 10 polegadas e por um preço bem baixo. Dei uma olhada e encontrei alguns por até 250 reais - usados, é claro.


Até a próxima, pessoal!!!