quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Thunderbird rodando em segundo plano - Linux

Por padrão o Thunderbird não nos permite que deixemos ele rodando em segundo plano, mas com a ajuda de uma pequena extensão chamada MinimizeToTray revived conseguimos resolver esse problema.

*A extensão MinimizeToTray revived faz com que a janela do Thunderbird seja fechada mas mesmo assim ele continue rodando

Na aba complementos do Thunderbird existe a opção de buscar por novas extensões, mas no meu caso ela não conseguiu encontrar a extensão desejada, por isso tive que fazer o download da mesma no site da Mozilla

*A minha versão do Thunderbird é a 52.5.2. Caso a extensão tenha sido atualizada e não esteja mais funcionando, faça o download da versão que estou usando aqui neste link


Com o arquivos em mãos, precisamos apenas instalar

Dirija-se até a aba complementos no Thunderbird e vá até extensões. Em seguida, clique em 'instalar de um arquivo', segue a imagem:


O gerenciador de arquivo será aberto, basta selecionar a extensão que acabemos de fazer o download. A mesma será instalada e agora teremos que reiniciar o Thunderbird.

Agora, o que precisamos fazer é voltar na aba das extensões e ativarmos a MinimizeToTray revived. 


Clicando em preferências da extensão MinimizeToTray revived, temos acesso a algumas configurações. No meu caso, deixei a opção 'Ao minimizar' ativada, o que significa que sempre quando eu minimizar a janela do Thunderbird o ícone dele ficará na barra de tarefa, como na imagem que deixo abaixo. E quando algum e-mail chegar, a notificação chegará normalmente.




Há outras opções, procure a que mais se encaixa nas suas necessidades. 


Caso o Thunderbird for o primeiro aplicativo que use, recomendo que coloque ele para iniciar junto com o sistema pois assim estará sempre conectado e receberá notificações ao chegar novas mensagens. Escrevi um pequeno texto sobre como fazer isso no Lubuntu, veja.


E pra quem gostou do tema do meu Thunderbird, o nome é TT DeepDark, pode ser encontrada facilmente na aba 'Aparência'



Valeu, pessoal!


Compartilhe: