25/06/2018

Criptografar arquivos no Android com o EDS

Há um tempo atrás escrevi um texto falando sobre como abrir volumes do TrueCrypt no Android mediante um aplicativo chamado EDS Lite. Na época, o aplicativo limitava-se a abrir e criar volumes compatíveis com o TrueCrypt, no entanto o EDS passou por algumas atualizações e agora pode inclusive abrir e criar volumes criptografados compatíveis com o VeraCrypt, que é uma continuação do já abandonado TrueCrypt. 

Como falei brevemente no texto linkado acima, o TrueCrypt foi descontinuado misteriosamente, com seus desenvolvedores dizendo que não havia mais razão para continuar desenvolvendo a aplicação porque o suporte para o Windows XP havia acabado - segundo eles, o motivo para continuar desenvolvendo o serviço era porque não existia uma ferramenta nativa no XP que criptografasse arquivos. Muitas pessoas acharam estranho o abandono súbito do projeto. Alguns, inclusive, criaram teorias que diziam que havia mãos da NSA envolvida. Eu não duvido de nada, pois o TrueCrypt já foi posto algumas vezes em prova e os governos não conseguiriam quebrar sua criptografia.

Eu acredito que tudo aquilo que os desenvolvedores do projeto falaram é mentira, pois posteriormente foram feitas avaliações no código do TrueCrypt e não foram encontrado erros tão graves, como dizia os desenvolvedores existir. Portanto, poderia ter acontecido com o TrueCrypt o mesmo que aconteceu com a Lavabit? Esta é a minha teoria!

Apesar de tudo isso dito acima, agora o EDS Lite tem suporte a volumes do VeraCrypt, assim sendo se você não confia mais no TrueCrypt poderá continuar usando o EDS e proteger suas informações com criptografia de 256 Bits. 


COMO USAR O EDS LITE


O EDS encontra-se na Google Play e pode ser acessado através deste link. Porém caso prefira baixar a versão APK que estou utilizando neste momento, poderá fazer o download através deste link

Já com o aplicativo instalado, vamos criar um novo volume criptografado compatível com o VeraCrypt:


Entrando no aplicativo, clique no símbolo do EDS para abrir o menu lateral:


Em seguida, entre na opção Manage containers, conforme mostrado na imagem abaixo:



Na nova aba que abrir, clique no sinal (+), conforme mostrado na imagem abaixo:


Na próxima tela clique em Create New Container, conforme mostrado na imagem:


Aqui será onde faremos as configurações do container:


1 - Selecione o formato do container clicando em change (no caso, estaremos criando um no formato do VeraCrypt).

2 - Escolha o nome e o local onde o container será salvo.

3 - Escolha uma senha para o container. Aqui é a parte mais importante! De nada adianta ter seus arquivos criptografados e usar uma senha anedótica para descriptografá-los. Portanto escolha uma senha forte.

4 - Defina o tamanho que o container terá. Caso você for guardar muitos arquivos, convém estudar qual seria o tamanho adequado para suas necessidades. Vale lembrar que não será possível alterar o tamanho do container depois de criado.

5 - Escolha o algoritmo. Uso e recomendo o AES

6 - Para o Hash, escolha a opção SHA-512, ao meu ver já estará de bom tamanho.

7 - Clique na seta para concluir.


PRONTO! O container estará criado e acessível no menu lateral





Para acessá-lo, abasta clicar nele e entrar com a senha que foi definida anteriormente. Quando aberto, o container ficará com um símbolo de escudo ao lado, veja a imagem:




TRANSFERINDO ARQUIVOS PARA DENTRO DO CONTAINER

Abrindo o menu lateral terá acesso a todos os diretórios do seu dispositivos. Basta selecionar os arquivos desejados, entrar no container e copiar os arquivos clicando no símbolo que aparece na parte superior direita.


FECHAR CONTAINER

Após transferir os arquivos para dentro do container criptografado, convém fechar o mesmo. Para isso, basta abrir o menu lateral e clicar no escudo que aparece ao lado do container, conforme mostrado na imagem abaixo:




TRANSFERIR CONTAINER

Para transferir o container para outros aparelhos, basta entrar na pasta onde escolheste que o mesmo fosse salvo e copiá-lo para onde desejar. No meu exemplo, o meu ficou na memória interna do aparelho nomeado (matheus veracrypt)



ABRIR CONTAINER JÁ CRIADO

Para abrir um container que já esteja criado, basta abrir o menu lateral e clicar em Manage Containers, em seguida clique no símbolo de (+) e na nova página que abrir clique na opção Add existing container. O gerenciador de arquivo do seu dispositivo será aberto e então basta selecionar o container desejado.





Valeu pessoal, até a próxima! 😀