quarta-feira, 18 de julho de 2018

Como converter músicas em Ogg para Mp3 no Ubuntu

Boa parte das distribuições Linux oferecem suporte ao Ogg e em muitas ele é o formato padrão por ser livre e poderoso. No entanto, saindo do mundo do pinguim o formato é muito pouco usado e em muitos casos simplesmente não funciona sem a instalação de novos reprodutores. Portanto, há a necessidade de converter os arquivos para que funcionem normalmente em outros sistemas. Neste breve tutorial, explicarei como converter músicas que estão no formato Ogg para Mp3 de forma rápida e sem a utilização do terminal. 


Converter arquivos é uma atividade corriqueira e atualmente já existem muitas ferramentas que facilitam e muito esse trabalho. Hoje estarei usando o Selene, famoso software capaz de converter arquivos para os formatos populares da atualidade. 

Para baixar o Selene na sua distribuição, basta procurá-lo na central de aplicativos ou se preferir usar o comando abaixo logado como root no terminal:


sudo apt-get install selene


Com o aplicativos em mãos, abra-o e clique em (Add) para está selecionando as músicas que deseja converter para Mp3


Músicas adicionadas, agora precisaremos apenas especificar para o Selene qual é o formato de saída que queremos - no caso, o Mp3. Para está fazendo isso, clique no ícone apontado na imagem a seguir: 


Na nova janela que será aberta, especifique o formato de saída que deseja que as músicas tenham. Convém lembrar que o formato .Mp3 pode não aparecer para você. Quando isso acontece, significa que o seu sistema não está com o codec de Mp3 instalado - Isso acontece porque o formato Mp3 não é livre e até pouco tempo atrás era necessário pagar royalties para estar utilizando o formato. Para resolver esse problema, basta rodar o comando abaixo no terminal que o sistema estará baixando os principais codecs sem maiores problemas. Depois, basta fechar o Selene e abri-lo novamente que o formato Mp3 estará disponível:



sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras



Formato escolhido, clique em (Save) que as configurações estarão sendo salvas. Voltando à página inicial, selecione as músicas e clique em (Start) para dar início à conversão. 


O Selene mostrará um indicador de porcentagem e exibirá uma notificação quando a conversão estiver concluída. 


ALTERANDO PASTA DE DESTINO

Para alterar o diretório onde o Selene estará salvando os arquivos pós conversão, clique no ícone de (ferramentas), como indicado a seguir:


E então basta especificar o local desejado clicando no símbolo de pasta, conforme mostrado na imagem a seguir:


Valeu pessoal, até a próxima!!!
Compartilhe: