terça-feira, 3 de julho de 2018

Editar metadados de fotos e vídeos no Ubuntu e derivados


Boa parte das pessoas quando tiram uma nova foto simplesmente guardam-na em algum lugar e esquecem. Eu costumava fazer isso desde sempre, mas recentemente quando parei para organizar todos meus arquivos me vi com várias fotos e vídeos que estavam com datas erradas, especialmente aquelas que foram exportadas de alguma rede social.

Para quem costumar organizar as fotos por pastas (que é o meu caso) não é exatamente um problema ter arquivos com metadados errados. No meu caso, a única coisa que importava era o arquivo está nomeado com a data correta. No entanto, quando resolvi testar organizar minhas fotos e vídeos através de um aplicativo tive a necessidade de consertar todos os metadados pois haviam fotos que datavam da década de oitenta sendo que era recentes. 

Procurei internet à fora e encontrei algumas aplicações para esse trabalho no entanto todas elas funcionavam por linha de comando e não era exatamente isso que estava procurando. Foi aí que descobri o Shotwell, um organizador de fotos e vídeos fácil e rápido de usar. 

Além de um organizador, o Shotwell também é capaz de alterar metadados de imagens e vídeos entre outras coisas. Neste texto mostrarei como alterar a data de fotos e vídeo, que foi o que precisei fazer recentemente. 

O Shotwell encontra-se nos repositórios oficiais do Ubuntu e derivados, portanto para instalá-lo rode o comando abaixo no terminal e prossiga com a instalação.

sudo apt-get install shotwell

Também é possível encontrá-lo através da central de aplicativos, bastando pesquisar pelo mesmo no campo de busca. 

Após instalado, basta abri-lo e arrastar as fotos para dentro dele, conforme mostrado na imagem abaixo: 


Após importar as fotos e vídeos para o Shotwell, vamos editar os metadados propriamente dito. Para isso, selecione a imagem que deseja editar a data e clique em “Fotos“, no menu em cascata que surgir, vá até a opção “Ajustar a data e hora“. Então uma nova janela será aberta para que possamos selecionar a data correta:


Após selecionar a data correta do seu arquivo, selecionei a opção “Modificar original“, como ilustrado na imagem acima, para que esteja alterando os metadados do arquivo original e não apenas os da imagem que foi importada para o Shotwell.

Fazendo isso, sua imagem já estará com os metadados modificados e com isso poderá gerenciar melhor suas fotos em softwares como o próprio Shotwell. 


O Shotwell tem algumas outras funcionalidades e você pode ir testando cada uma e ver o que pode ser legal pra você.


Até a próxima, pessoal! 
Compartilhe: