02/07/2018

Navegue seguro com a extensão do DuckDuckGo

O DuckDuckGo é um motor de busca, assim como o Google, com foco na privacidade dos usuários. A filosofia da empresa é não armazenar e nem processar nenhum tipo de informação dos visitantes, sendo assim atualmente o serviço ideal para quem deseja manter o anonimato nas pesquisas que anda fazendo.

O serviço vem recebendo renome nos últimos tempos por conta de cada vez mais escândalos envolvendo serviços que não prezam pela privacidade - vide Facebook.

E a boa notícia da vez é que o DuckDuckGo vem expandindo-se e hoje não é simplesmente um motor de pesquisa. Oferece aplicativos para dispositivos móveis e inclusive extensões para navegadores que ajudam o usuário final a cuidar da própria segurança de uma forma descomplicada ao navegar em sites que têm, por exemplo, trackers escondido que traçam o perfil de cada internauta. 

Hoje falarei sobre a extensão DuckDuckGo Privacy Essentials que tem como principal funcionamento bloquear trackers que estão espalhados por todos os lados na internet coletando dados para oferecerem anúncios com maior precisão, entre outras coisas.

Primeiramente é importante esclarecer o que é um Tracker: De uma forma simples, os Trackers são rastreadores que estão espalhados em sites e em aplicativos - sobretudo aqueles que usam serviços de publicidade - com a finalidade de acompanhar o uso dos internautas e com isso poder traçar um perfil, que pode ser usado tanto para direcionar anúncios com uma maior exatidão ou até mesmo para auxiliar políticos, que foi o caso que aconteceu recentemente com o Facebook. 

Então qual é a importância de bloquear os Trackers? Bom, você pode optar por continuar fornecendo suas informações pessoais - tais como; os sites que acessou, as buscas que realizou, as mensagens que trocou, etc. - a terceiros ou usar ferramentas como esta que falarei abaixo para ao menos livrar-se das garras das gigantes que se arranham entre si para saberem tuas opiniões, gostos, perfil de compra e tudo mais.


COMO INSTALAR A EXTENSÃO DO DUCKDUCKGO

Para instalá-la no Chrome, basta acessar este link e prosseguir com a instalação clicando em (adicionar ao Chrome) Ou caso o link mude, basta entrar no menu de extensões do teu navegador e procurar pelo nome da mesma. 


Já no Firefox, basta entrar neste link e dar início à instalação clicando em (adicionar ao Firefox)



FUNCIONALIDADES DA EXTENSÃO

Após instalada a extensão começará a funcionar e já passará a bloquear os trackers sem a necessidade de nenhuma configuração adicional - afinal, é esta a ideia da extensão. 

Ao navegar entre sites, o símbolo da extensão que fica na barra de tarefa do navegador passa a exibir letras que variam de A até F. Elas ilustram o quão seguro é um site. O “A“ é a pontuação máxima (até o momento, o único site que encontrei com tal pontuação foi o do próprio DuckDuckGo) e significa que o site em questão é seguro e tem políticas de privacidade confiáveis. Já os que apresentam a letra “F“ são os inseguros, que não têm conexão HTTPS, contém muitos trackers e que têm políticas de privacidade contundentes. 

Pelo que andei prestando atenção, a maioria dos sites que costumo acessar apresentam pontuação C ou D, que são sites que têm publicidade - e, consequentemente, trackers do Adsense - ou que têm algum plugin do Facebook ou Twitter. Portanto sites que apresentam tal pontuação não são necessariamente inseguros, são apenas sites que têm trackers que serão automaticamente bloqueados pela extensão e portanto estará seguro ao navegar por eles.


Adicionando um site à lista branca

A extensão por padrão bloqueia todos os trackers dos sites, no entanto você pode adicionar sites à lista branca para que os trackers desses não sejam bloqueados. Para isso, clique no ícone da extensão e em seguida desmarque a opção (Site Privacy Protection), conforme ilustrado na imagem a seguir:

E por que deveria fazer isso? Bom, pelo que pude perceber, além de bloquear os trackers, a extensão também bloqueia a exibição de certos anúncios, portanto, você pode optar por continuar vendo os anúncios em sites da sua escolha ou naqueles que não permitem o acesso com a utilização de extensões do tipo. No entanto não recomendo a utilização de tal lista branca, afinal o foco da extensão é exatamente impedir que rastreiem suas atividades. 


Com base no uso do internauta, a extensão cria uma lista dos trackers mais bloqueados. No meu caso, como já era de esperar, o do Google foi o mais bloqueado. Veja a lista:


Em breve estarei falando mais sobre dicas de privacidade. 


Valeu pessoal, até a próxima!