sábado, 14 de julho de 2018

O melhor editor de texto para Windows Phone - NotepadX

O NotepadX é um simples e completo editor de texto disponível para Windows Phone 10 que nos permite criar e abrir arquivos de texto em vários formatos, dentre eles; txt, sql, csv, css, php, html, xml...Ele tem uma interface amigável e diversos recursos que o torna o melhor da categoria na atualidade e acima de tudo é gratuito e sem nenhuma publicidade. 


Você pode encontrá-lo na central de aplicativos do Windows Phone 10 ou se preferir basta clicar neste link que estará sendo direcionado para prosseguir com o download.



USANDO O NOTEPADX

O NotepadX pode ser usado tanto para escrever arquivos de textos simples em TXT como também para escrever em linguagem de programação compatível com o aplicativo, não é por menos que logo de cara vemos que ele trás algumas funcionalidades interessantes para aqueles que desejam usá-lo para este fim:


Existe uma barra no lado esquerdo onde podemos acompanhar o número de linhas que já foram usadas e na parte superior algumas informações que são atualizadas à medida que o documento vai sendo editado. 

Ainda na parte superior do NotepadX, podemos escolher o fim de linha do documento - estão disponíveis; CRLF, LF, CR - e também a codificação que o arquivo terá. Por padrão, ele já vem com a codificação original do idioma que o sistema está configurado, portanto não há necessidade de alterar tal configuração. 

Abrindo o menu na barra inferior, temos acesso a algumas ferramentas interessantes:


Entre elas, podemos pesquisar por palavras no documento, ir para uma linha específica, cortar o que está selecionado, copiar o texto selecionado, colar o que está na área de transferência, selecionar tudo, anular a última ação e inserir informações como exemplo a data e hora que o documento está sendo editado. 


MODIFICANDO A INTERFACE

Para aqueles que não pretendem usar o NotepadX para desenvolver em alguma linguagem suportada, poderá alterar a interface para que se torne mais simples e com mais espaço disponível. No meu caso, costumo usá-lo para escrever textos simples em TXT portanto não há muita utilidade em manter, por exemplo, a contagem de linha do lado esquerdo e a barra superior onde podemos alterar a codificação do arquivo rapidamente.

Entrando nas configurações do aplicativo podemos alterar a fonte - existe várias disponíveis - o tamanho da fonte, entre outras coisas. Ahh, também dá para ativar o corretor ortográfico - o que pode ser um desastre para quem for desenvolver em HTML, por exemplo, ou uma mão na roda para quem pretende usar o aplicativo para textos casuais. 

Com relação à interface, entrando na aba de personalização podemos alterar o tema do aplicativo e até mesmo definirmos uma imagem de plano de fundo - vai, isto vai ser útil para alguém LOL. Descendo nas opções, podemos esconder o cabeçalho - aquela barra onde é mostrado o fim de linha do arquivo e a codificação - e escolher onde a barra de comandos será posicionada. Descendo um pouco mais, podemos esconder a contagem de linhas que fica no lado esquerdo e ativar o Ecrã inteiro, o que é ótimo para textos mais longos. 


Compartilhe: