sábado, 18 de agosto de 2018

Internet Brisanet é boa?

O provedor de internet Brisanet é um dos maiores da região do Nordeste e em dezembro de 2017 estava em primeiro lugar no ranking de internet mais bem avaliada pelos usuários em uma pesquisa feita pela Anatel no estado do Ceará. Recentemente resolvi contratar um plano deles e abaixo falarei minhas impressões do serviço.


Mês passado contratei um plano de 20 Mbps no valor de R$ 83 mensais e nesse mês que passei utilizando o serviço posso dizer que valeu a pena. A velocidade esperada é realmente entregue e a conexão de um modo geral é muito estável, oferecendo um ping sempre abaixo dos 10ms. 

Entrando agora no site oficial da empresa, percebi que eles atualizaram os planos e agora oferecem 40 Mbps pelo mesmo valor que estou pagando por 20 - vou lá atualizar.



Velocidade entregue


No plano de 20 Mbps que contratei a velocidade de download gira em torno de 2 Mb por segundo enquanto a de upload fica na casa dos 400 Kb/s, o que significa que a Brisanet oferece 20% do contratado para upload - e isso vale para todos os planos; o de 40 Mbps, por exemplo, tem 8 Mbps de upload.

Em horário de pico geralmente a velocidade de download cai um pouco, mas não é nada tão alarmante. No teste que fiz agora há pouco, eis o resultado:



Instalação


Desde o dia que contatamos o vendedor levou algo em torno de uma semana para os técnicos aparecerem. Mas isso depende de algumas variáveis e portanto dependendo da cidade o tempo para virem fazer a instalação pode ser menor ou maior. 

Uma consideração que quero fazer com relação ao equipamento é que o roteador é grande, mas quando digo grande É GRANDE MESMO. Olha só:


Bom, isso não é exatamente um problema. Encontre um lugarzinho para o bichinho e fica tudo certo. E o que ele tem de tamanho também tem de cobertura de sinal. Ele ficou instalado na sala de casa e mesmo assim o sinal chega aos fundos tranquilamente. 


O que não gostei na Brisanet

Antes mesmo de contratar o meu plano já estava sabendo através de amigos que a Brisanet não permite que o usuário tenha acesso às configurações do roteador. Isso significa que, para usuários um pouco mais avançados que precisam de acesso às configurações para realizar coisas corriqueiras - como exemplo definir um endereço IP fixo ou bloquear algum usuário via MAC - o roteador disponibilizado pela empresa acaba não sendo tão atraente. É certo que há o suporte onde é possível solicitar a troca de senha do WIFI entre outras coisas, mas isso nem se compara em ter a liberdade de total acesso ao roteador. 

Outra coisa que me aconteceu foi minha impressora não ter funcionado no WIFI. Segui todo o processo de instalação à risca conforme o manual e mesmo assim a mesma não funcionou no roteador da Brisanet - enquanto isso, no meu antigo equipamento a mesma funcionava normalmente.  

O que fiz para resolver esses problemas foi utilizar meu antigo roteador conectado ao da Brisanet, de modo que ficasse com duas redes. Conecto a impressora ao antigo roteador juntamente com o computador e tudo funciona perfeitamente.

De resto, não tenho mais nada pra reclamar. O serviço oferecido pela Brisanet é bom e pelo que fiquei sabendo o suporte deles é rápido.



Compartilhe: