segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Modo confidencial do Gmail

Há meses atrás o Google lançou a nova versão do Gmail que veio com uma interface remodelada e algumas outras funcionalidades que vieram para aumentar a produtividade dos usuário com o acesso rápido a outros serviços da empresa. Entre uma das novidades estava o modo confidencial, que acrescenta uma camada a mais de segurança aos E-mails possibilitando, inclusive, que o remetente opte por uma senha que é enviada para o destinatário via SMS e que sem a mesma a mensagem não pode ser acessada. 


O modo confidencial do Gmail primeiramente foi adotado na versão web do serviço e recentemente chegou ao cliente móvel possibilitando àqueles usarem a nova ferramenta também através do celular.



Compondo um E-mail confidencial

Ao abrir o compositor de E-mail do novo Gmail está presente na barra de ferramenta inferior um símbolo de um cadeado com um relógio. Clicando nesse símbolo temos então acesso ao modo confidencial. 

Os E-mails que são enviados no modo confidencial do G-mail não podem ser copiados e nem mesmo baixados, mas isso não é sinônimo de mais segurança. Fiz alguns testes com o meu E-mail pessoal e vi que mesmo no modo confidencial alguém poderia por exemplo tirar prints do conteúdo. 

O destaque aqui do novo modo confidencial é mesmo a senha que pode ser gerada pelo próprio Google e que sem a mesma o destinatário não pode acender ao conteúdo do E-mail. É claro que há a limitação das senhas serem geradas pelo próprio Google - o que causa dúvidas com relação se serão armazenadas ou não - mas é um incremento a mais de segurança que é bem vindo. 

Para quem é usuário do Protonmail ou do Tutanota deve ter percebido que esse novo modo confidencial do Gmail é muito semelhante ao que existe nesses. Com a diferença, é claro, desses podermos definir uma senha por contra própria e termos a certeza que o conteúdo é criptografado com criptografia fim-a-fim, de modo que apenas o remetente e o destinatário tenha acesso ao conteúdo. 


Recebendo E-mail confidencial


Ao enviar um E-mail confidencial para um destinatário que não seja Gmail a mensagem estará disponível apenas mediante um link que direciona o usuário para os servidores do Google, onde a mensagem fica armazenada. Clicando no link, a mensagem é exibida em uma nova página onde o conteúdo da mesma não pode ser copiado e nem encaminhado. 


Já quando o E-mail confidencial é enviado para um destinatário que utiliza o G-mail a mensagem é exibida normalmente quando adicionada  a senha enviada por SMS. 


Valeu pessoal, até a próxima!!!
Compartilhe: