15/10/2018

Coinhive vale a pena?

Recentemente resolvi adicionar o script de mineração do Coinhive aqui no meu blog e após algumas semanas concluí que pelo baixo volume de visitantes não vale a pena para o meu tipo de blog.

Meu blog recebe algo em torno de mil visitantes por mês na maioria pessoas atrás de tutoriais. O tempo médio de cada visita é algo em torno de 5 minutos e mesmo assim o Coinhive não pareceu rentável.

À princípio utilizei o script rodando em modo oculto iniciando automaticamente sem o visitante permitir. Nesse modelo recebendo algo em torno de 30 - 40 visitas diárias o Coinhive deu um retorno de 1 centavo por dia. No entanto, como alguns navegadores bloqueiam esse tipo de mineração por padrão - é o caso do Firefox - acabava que nem todos que acessam o blog mineravam enquanto navegavam. 

A solução foi adicionar a opção para o visitante escolher ceder o seu processador para a mineração, mas a mensagem que o Coinhive disponibiliza não é nada atrativa - e não pode ser alterada:




A conclusão que tirei é que com o baixo volume de acesso que o meu blog tem não vale a pena ter um minerador de criptomoeda, mesmo sendo um blog que os visitantes passam alguns minutos dentro das postagens. Porém convém lembrar que 30%  dos ganhos na mineração em si vai diretamente para o Coinhive, um outro motivo para não usar esse tipo de monetização. 

Para quem é entusiasta de criptomoedas o Coinhive é uma boa forma de contribuir com a descentralização da Monero, no caso. Uma moeda que tem foco no anonimato.

Muitos usam mineradores em blogs apesar de não ser rentável de imediato pensando a longo prazo na valorização da moeda. Hoje a Monero está cotada em 105$ dólares, porém já chegou a valer quase 500$ dólares no início do ano. Neste caso em específico pode ser um bom negócio se você não pretende tirar os lucros da moeda. Mas, na minha opinião, só vale a pena se o teu blog consegue levantar no mínimo 4 dólares por dia, o que daria algo em torno de uma Monero no final do mês. Caso contrário, mesmo que a moeda valorize muito dentro dos próximos anos, não valeria tão a pena.



Valeu pessoal, até a próxima!!!