04/10/2018

Limitar velocidade no roteador Mymax

Pra quem gosta de jogar online ou até mesmo assistir a um filme sem ser interrompido com travamentos indesejados por ter muitas pessoas conectadas ao roteador, a opção que boa parte dos equipamentos trás consigo que permite limitar a velocidade para certos aparelhos acaba sendo uma mão na roda. 

Hoje ensinarei passo a passo como limitar a velocidade de aparelhos conectado ao roteador Mymax utilizando o QOS.

1 - Passo




Entre nas configurações do roteador através do navegador de internet utilizando o endereço IP que vem em uma etiqueta atrás do roteador. Na grande maioria dos casos o endereço é semelhante a este: 192.168.0.1

Caso o teu equipamento não tenha informando o endereço, você pode usar um celular que esteja conectado ao mesmo para ter acesso a essa informação. Para tanto, entre nas configurações do celular e nas opções do Wifi clique e segure na tua rede. Dependendo do celular o procedimento é diferente. Então procure por uma opção chamada Gateway padrão ou algo do tipo. Será esse o endereço que usaremos para entrar nas configurações do roteador através do navegador de internet.


Por padrão os roteador Mymax vêm com um usuário e senha para acesso às configurações. São, respectivamente; admin, admin. Caso no teu aparelho seja diferente e você não tenha em mãos o usuário e senha recomendo que resete o roteador para o padrão de fábrica. Para isso basta apertar e segurar por alguns segundos o único botão que vem na parte de trás do equipamento. 
*Mas lembre-se, ao fazer isso terás que configurar todo o aparelho em seguida e caso tua internet seja PPPoE pode ser necessário as credenciais de acesso. Se você não tiver, é melhor entrar em contato com o teu provedor e perguntar.



2 - Passo




Já dentro das configurações do roteador Mymax perceba que há um menu lateral. Nele clique em QOS. Será essa opção que usaremos para limitar a velocidade dos aparelhos desejados. 




3 - passo 



Antes de mais nada, certifique-se que a opção (ativar QoS) está selecionada. 

O próximo passo é descobrir o endereço MAC do aparelho que você deseja limitar a velocidade. Você tem acesso a essa informação indo nas configurações de rede, seja em aparelhos móveis ou computador. Neste outro tutorial que escrevi explico uma outra forma de descobrir> http://matheusalexandrebrasil.blogspot.com/2018/07/como-bloquear-usuario-no-roteador-mymax.html

Também seria possível utilizar o endereço IP, no entanto como é algo que está sempre mudando acaba não sendo a melhor opção. 

O modo que deve ser utilizado é o Largura de banda máxima restrita, onde podemos definir a velocidade de internet máxima que um determinado aparelho poderá utilizar. 

Em Largura da banda do Uplink e Largura da banda do Downlink será onde escolheremos a velocidade em Kbps máxima para o aparelho. No meu caso tenho uma internet de 20 megas e quero que o computador possa utilizar apenas um mega, para isso irei usar 1100 tando para Uplink como também para Downlink.

A velocidade você pode ir testando até encontrar a ideia. Caso você tenha uma internet básica poderá reduzir esse número a um valor muito baixo, de modo que desencoraje a pessoa a fazer coisas que necessite de muita banda, como exemplo assistir a vídeos e fazer downloads. 

Após inserir todas as informações, simplesmente clique em aplicar. 

Lembrando que para remover o limite de velocidade basta ir na mesma página e descer até o final, onde estarão listado todos os aparelhos que você definiu. 

Eis um exemplo! Utilizando o 1100 Kbps foi liberado pouco mais de um mega



Valeu pessoal, até a próxima!