18/11/2018

Motivos para usar o Telegram ao invés do WhatsApp

Já há um tempo que vemos na internet uma guerrinha entre os usuários do WhatsApp e os do Telegram onde os deste último insistem em dizer que o serviço tem muito mais qualidade em comparação com o concorrente. Quando paramos para comparar os dois serviços não resta dúvidas; o Telegram é realmente muito superior, no entanto pelo que parece muitos não entendem algo chamado efeito rede.

O WhatsApp veio primeiro e conseguiu antes mesmo do Telegram dá as caras (em 2013) um número considerável de usuários. Isso é importantíssimo para um serviço ter uma grande adesão. É normal as pessoas continuarem naquilo que funciona; e bom, o WhatsApp funciona muito bem como mensageiro. Não é porque algo tem mais qualidade técnica que tiazinhas irão migrar simplesmente por isso.

Mas, porém, não obstante, o Telegram é superior, sim, e abaixo deixo alguns pontos que evidencia isso. 



BASEADO NA NUVEM


O Telegram diferentemente do WhatsApp é baseado na nuvem, o que quer dizer que todas as mensagens não ficam armazenadas unicamente no aparelho do usuário. Isso permite que o Telegram tenha uma perfeita sincronização entre dispositivos. Outra grande vantagem é que não há risco de perda de conversas caso o aparelho seja formatado. Bastaria logar com a conta novamente e todas as mensagens - não importando o quão antigas fossem - seriam baixadas para o dispositivo juntamente com as fotos, vídeos e arquivos dos chats.

A nuvem também permite que compartilhemos arquivos muito maiores. No caso do Telegram é possível enviar arquivos de até 1,5 Gb para amigos sem com isso se preocupar com espaço. Não há limites no Telegram! Podemos enviar o quanto de arquivos quisermos, limitados apenas pelos 1,5 Gb por arquivo. 
Justamente por isso muitos acabam usando o aplicativo como nuvem pessoal, ao invés de ficar limitados a poucos GBs disponibilizados por serviços como o Google drive. Inclusive escrevi sobre como usar o Telegram como nuvem pessoal.



CLIENTES PARA TUDO!

Se você tem uma calculadora em casa e ela tem acesso à internet muito provavelmente o Telegram irá rodar nela. Brincadeiras à parte! O Telegram tem clientes para os principais sistemas operacionais; Android, IOS, O finado Windows Phone, Windows, Linux, macOS... então será possível usar o Telegram independentemente do aparelho que tenha em mãos. E caso não queira instalar nada, ainda é possível usar o serviço sem nem ao menos instalar o aplicativo através do navegador de internet. 



NOMES DE USUÁRIO


Você pode escolher um nome de usuário público no Telegram, tornando possível que outras pessoas te encontrem através desse nome de usuário — na busca por contatos, seu nome será exibido sob ‘resultados globais’. Lembre-se que as pessoas que te encontrarem poderão te enviar mensagens, mesmo que não saibam seu número. Isso é perfeito para quando queremos participar de conversas sejam pessoais ou em grupos e não queremos divulgar abertamente o nosso número pessoal.

Você pode definir um nome de usuário em Configurações e usar a busca universal na lista de contatos para procurar por chats, mensagens e nomes de usuário.



 CÓDIGO ABERTO


Apesar dos servidores do Telegram serem proprietários, os clientes têm código fonte aberto e qualquer um pode conferir o que está por debaixo dos panos. 



SUPER GRUPOS

Um super grupo do Telegram pode abarcar até 100 mil usuários, o que é perfeito para criar comunidades. Adicionando o fato de ser possível desenvolver bots para moderar grupos, não há muito com o que se preocupar. E esses grupos também podem ser usados para compartilhamento de arquivos. Inclusive há aos montes grupos de filmes, livros, músicas e afins...



FOI ROUBADO? NÃO SE PREOCUPE!

Por ser baseado na nuvem, o Telegram permite que uma mesma conta seja utilizada em múltiplos dispositivos em simultâneo. Portanto caso tenha o teu aparelho roubado, sua conta do Telegram continuaria aberta nos outros dispositivos. Bastaria então desconectar a conta do aparelhos que foi roubado e se quiser alterar o número - e isso é atualizado automaticamente para os seus contatos. 



E por último, os canais

Os canais do Telegram são como grupos onde apenas os administradores podem postar. Como podem ter um número ilimitado de membros, são perfeitos para divulgação de conteúdo. Muitos criadores de conteúdo criam canais no Telegram para notificarem os seus seguidores quando algo novo sair. 


Agora não resta mais dúvidas!!!



E para o pessoal que vem com a conversa que o Telegram é menos seguro que o WhatsApp por armazenar as chaves privadas, mesmo que criptografadas nos servidores e espalhadas entre diversos países e juridições, respondam-me como seria possível sincronizar uma mesma conta em vários dispositivos sem que isso não aconteça?! Vale também ressaltar que os chats secretos do Telegram não tem as chaves privadas armazenadas, então se o fato do Telegram armazenar as chaves privadas é um problema pra você os chats secretos resolveriam o teu problema. 



Valeu pessoal, até a próxima!