17/12/2018

Como fazer streaming de torrent no Ubuntu

A principal vantagem do protocolo BitTorrent é justamente o quesito descentralização. Arquivos compartilhado na rede não ficam centralizados em um único computador, o que permite uma maior velocidade na transferência de arquivos e ainda torna extremamente difícil que governos e afins interfiram no livre compartilhamento entre usuários.

Um dos principais empecilhos de usar a rede BitTorrent, no entanto, para baixar filmes e afins, era que para reproduzir o arquivo precisava-se baixá-lo por completo. Porém com o auxílio de uma pequena aplicação disponível tanto para Windows como também para Linux resolve-se esse problema tornando possível assistir a filmes e séries em torrent sem necessitar esperar o fim do download.


Conhecendo o WebTorrent

WebTorrent Desktop é um cliente multi-plataforma open source com o qual você pode transmitir instantaneamente arquivos de torrents de áudio e vídeo sem esperar para baixá-los completamente. Em suma, para reproduzir qualquer filme que esteja em torrent basta que tenha em mãos o endereço do mesmo (magnet link) - ou o arquivo .torrent.

O processo de instalação do WebTorrent é extremamente simples. Para quem usa Ubuntu e derivados basta que entre no site oficial do projeto clicando aqui e baixe o pacote .deb. Em seguida, basta dar dois cliques sobre o arquivo e prosseguir com a instalação.

COMO USAR 

A interface do WebTorrent é extremamente simples e direta. Logo quando abre-se a interface vemos alguns filmes aleatórios escolhidos por eles. É possível removê-los bastando passar o mouse sobre o mesmo e clicar no X. À medida que adicionamos novos arquivos de torrent, essa página inicial vai sendo preenchida pelos mesmos. 
Para adicionar um torrent ao WebTorrent basta que arraste o arquivo .torrent para a janela do mesmo ou caso tenha o endereço do torrent (mais comumente chamado de magnet link) basta que clique no menu File e em Open Torrent Address.


Convém lembrar que alguns filmes e séries podem não funcionar pois dependendo do número de seeds a reprodução fica impraticável. Nesses casos em específico, seria possível aguardar um pouco mais até que fosse feito o download de uma parte considerável e aí sim dar o play sem se preocupar com interrupções. Para um uso razoável, é recomendado ao menos uma internet de no mínimo 5 megas para filmes em full hd.
Outro ponto a ser citado é que o WebTorrent é um cliente de torrent genuíno, portanto enquanto o mesmo estiver aberto os arquivos ali listados estarão sendo semeados e baixados por padrão. A pasta onde os arquivos baixados vão geralmente é a downloads, então para fins de organização é bom ficar de olho no que está sendo baixado. 


E AS SÉRIES?

Torrents com múltiplos arquivos são baixados inteiramente, o que pode ser um problema em caso de séries muito longas. Para assistir um episódio isolado, após adicionar o torrent basta clicar sobre o nome da mesma ( e não no símbolo de play) que será listado todos os episódios separadamente. Basta então pausar o download dos episódios indesejados e dar o play no escolhido.



Valeu pessoal, até a próxima!