03/01/2019

Método para nunca mais esquecer senhas

Vejo muitas pessoas ao meu redor tendo problemas para relembrar aquela senha que há muito criou o cadastro e que agora não lembra mais. Já há muito tempo que isso não acontece comigo depois que passei a usar um método de criação de senha que me permite criar senhas sem nunca anotá-las e nem muito menos passar tempos fixando na memória.

Apesar de existirem aos montes gerenciadores de senhas por aí, nada melhor que ter todas as senhas importantes guardadas em um local inviolável - a sua própria mente. Apesar dos gerenciadores de senha terem criptografia, na informática nada é 100 por cento seguro e por isso é sempre importante tomar bastante precaução. 

O MÉTODO

O método consiste na substituição de todas as letras do alfabeto por números e símbolos especiais. Isso mesmo! E o que o alfabeto tem a ver com isso? Bom, todos os cadastros que você tem são de serviços, não é mesmo? E todo serviço tem um nome. O que faremos é usar o nome do serviço para criar a senha. Dessa forma, não precisará lembrar de senhas isoladas mas sim unicamente do nome do serviço em que a senha foi baseada.

Por exemplo. Ao fazer um cadastro no Facebook irei usar o nome do serviço (facebook) para criar minha senha. O que acontece é que usar o próprio nome do serviço na senha não tornaria a senha tão forte. Ao substituir as letras por números e símbolos especiais tornamos a senha inviolável.

Eis um exemplo:

A -3
B -1
C -2
D - 6
E - 4
F - 5
G - 9
H - 7
I - 8
J - 0
K - !
L - @
M - #
N - $
O- &
P - *

Ao substituir todas as letras do alfabeto usando os números e símbolos que desejar, basta anotar em algum lugar. A partir de então, será apenas isso que precisará memorizar ou guardar em algum lugar seguro. 

Ao criar um cadastro no Facebook, por exemplo. A senha seria: F-5, A-3, C-2, E-4, B-1, O-&, O-&, K-! : 53241&&!

Pode acontecer de alguns serviços terem um nome muito curto e portanto não ser possível criar a senha baseado unicamente no nome. Um exemplo é o Google: G-9, O-&, O-&, G-9, L-@, E-4. Uma senha segura deve ter no mínimo oito caracteres. Então como fica? Bom, nesses casos você pode adicionar algo a senha. O seu nome ou algum outro complemento - é importante que crie um padrão, para facilitar o processo. 
Então, por exemplo, a senha do Google ficaria assim: 9&&9@4matheus

Para auxiliar você a determinar se a substituição que utilizou é segura, pode usar este site para analisar o quão seguro é suas senhas. 


Valeu pessoal, até a próxima!