14/02/2019

Anexos descartados - SapoMail

O SapoMail tenta destacar-se nesse mar de correio eletrônico oferecendo mais armazenamento do que inclusive os maiores provedores da atualidade. Os 16Gb que o serviço oferece, são mais que suficientes para um usuário comum e tudo isso de uma forma totalmente gratuita e acessível através de qualquer aparelho, tendo em vista que o SapoMail é desenvolvido de modo que funcione perfeitamente em navegadores, até mesmo nos de dispositivos móveis. 

No entanto ao passar um tempo utilizado o E-mail, percebe-se muito facilmente que a equipe do SapoMail usa-se de algumas artimanhas para induzir os usuários a consumirem pouco espaço dos 16Gb disponíveis. Isso é perceptível quando compomos um E-mail que leva consigo um anexo. Geralmente após alguns dias que o email for enviado o(os) anexo(s) serão excluídos automaticamente sem que o usuário tenha ao menos um alerta que isso irá acontecer. Felizmente isso acontece apenas com anexos  que foram enviados e não com os que foram recebidos e ainda temos a opção de desativar o descarte dos anexos enviados marcando apenas uma caixa de seleção ao compormos um novo e-mail com anexo.

É muito simples!

Abra o compositor de E-mail e anexe um arquivo qualquer. Perceba que logo abaixo surge uma opção chamada Guardar Anexos. Simplesmente a marque para que os anexos enviados não sejam excluídos automaticamente após algum tempo.


Infelizmente só há como certificar que os próximos anexos não serão excluídos e não que os que já foram deletados tornar-se-ão acessíveis novamente. Caso tenha perdido algo muito importante, entre em contato com a pessoa com a qual enviou os anexos e solicite-os. 

Lamentavelmente o SapoMail obriga-nos a sempre que precisarmos enviar um email com anexo usar obrigatoriamente o web-email para que os anexos não sejam excluídos posteriormente. Isso acaba sendo um fardo para aqueles - que assim como eu - usam o e-mail através de um cliente desktop. Estão atirando no próprio pé.