sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Compartilhar arquivos criptografados por Email

Já falei aqui no Blog sobre o ProtonMail e o Tutanota, serviços de e-mail criptografados que têm como principal atrativo o afinco pela privacidade dos seus usuários. Tais serviços de E-mail criptografam nativamente os anexos, porém há um problema.

A criptografia dos provedores de email limita-se à caixa de entrada do mesmo, ao enviar um anexo para outro provedor que não tenha os mesmos princípios de privacidade é o mesmo que criptografar um arquivo e enviar junto com ele a senha. 

No entanto, há formas de enviar anexos criptografados pelo Protonmail e também pelo Tutanota para outros serviços de email de modo que mantenha a criptografia, porém a limitação de tamanho que esses serviços de E-mail impõe, assim como a grande maioria dos outros é desmotivador - acredito que seja algo em torno de 20 mb. 

Felizmente, existe alguns serviços que resolvem o problema da criptografia e também da limitação de tamanho. Hoje falarei sobre o Firefox Send, um serviço do Firefox que tem a mesma pegada do SendSpace, porém com foco na privacidade.


Ao enviar um arquivo através do Firefox Send (clique aqui para acessar) o arquivo é criptografado ainda no navegador do usuário, o que garante uma camada a mais de segurança. Não é necessário nenhum tipo de cadastro para enviar arquivos. Todo o gerenciamento - excluir arquivos, copiar link - é feito no navegador que os arquivos foram enviados (convém lembrar que os endereços IP não são salvos e que o gerenciamento dos arquivos após enviados pode ser feito apenas no navegador que foram enviados). 

Dentre as opções disponíveis, podemos definir uma senha para acesso ao arquivo - nesse caso será necessário enviá-la para a outra pessoa que for baixá-lo - e também definir com quantos downloads o arquivo será excluído automaticamente. 


Após a outra pessoa concluir o download, o arquivo é automaticamente excluído na configuração padrão do Firefox Send, porém podemos aumentar o número de download até 20. Caso ninguém baixe o arquivo dentro de 24 horas, o mesmo é excluído - então de fato trata-se de um serviço seguro, ainda mais tento o Firefox por trás. 

Valeu pessoal, até a próxima.
Compartilhe: