sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Converter Magnet Link em .torrent no Ubuntu

Os Magnet Link são, como o próprio nome já diz, um endereço magnético que aponta o cliente torrent aos trackers que, por sua vez, aponta para as máquinas que estão compartilhando os arquivos. Os links magnéticos são muito utilizados em sites de pirataria pois tira a necessidade de armazenamento de arquivos .torrent, o que é bom para reduzir a banda e também para questões legais, pois ao não armazenar os arquivos os sites de download de arquivos com direitos autorais passam a ser considerados como meros agregadores de endereços assim como o Google. 

O “problema“ do magnet link é que o endereço é muito grande e isso acaba atrapalhando na hora de compartilhar um torrent com algum amigo. Sem contar também que muitas vezes alguns serviços - vide Facebook - considera magnet link como vírus e por isso não dá para compartilhar por mensagem, por exemplo. Tente e verá o que estou falando:


Por conta desses e de outros problemas, muitas vezes é preferível ter o arquivo .torrent ao invés do magnet link e aqui explicarei como “converter“ um magnet link para .torrent no linux. 

Exemplo do magnet link do filme Matrix
No tutorial estarei usando o cliente Transmission, esse que provavelmente estará instalado na tua distribuição. O que precisamos fazer para “transformar“ um magnet link em .torrent é simplesmente abrir o magnet link com o Transmission e em seguida entrar na pasta  do aplicativo onde estão os arquivos dos torrent adicionados. Explico! 

Ao abrir um magnet link com o Transmission é criado um arquivo .torrent referente ao link magnético que fica armazenado temporariamente em uma pasta do programa. A tal pasta fica armazenada no seguinte diretório:

/home/seu_usuário/.config/transmission/torrents
Então resumidamente o que precisará fazer é simplesmente abrir o link magnético com o Transmission e simplesmente pegar o arquivo .torrent que é gerado na pasta que apontei acima. O único adendo é que para ter acesso à essa página com o gerenciado de arquivo a opção (exibir arquivos ocultos) precisa está ativada. 

De resto, é isso!

Valeu pessoal, até a próxima!!!
Compartilhe: