03/03/2019

KeePassX - Gerenciador de senhas offline de código aberto

O KeePassX surgiu como uma portabilidade do KeePass para Linux, que, apesar deste ser de código aberto à princípio não era multiplataforma. Originalmente, o X era chamado de KeePassL - alusão ao Linux - porém logo quando se tornou multiplataforma o nome já não fazia mais sentido e então passou a ser conhecido por KeePassX - hoje disponível para Linux, Windows e macOS. O KeePassX usa o formato de banco de dados do KeePass 2 e aplica os algoritmos de criptografia AES e Twofish usando chaves de 256 Bits. Quer mais?


O grande diferencial de gerenciadores de senhas do tipo em comparação com os mais populares da atualidade como o LastPass, por exemplo, é que o funcionamento é exclusivamente offline, o que quer dizer que cabe ao usuário armazenar e lidar com os bancos de dados criptografados. Há uma grande vantagem nisso por dificultar o acesso ao banco de dados quando não conectado à internet, porém por outro lado torna muito menos prático acessar os logins através de outros dispositivos - a menos que deixe o container criptografado sincronizado com algum serviço de armazenamento em nuvem (algo muito útil para quem usa o KeePassDroid no Android, compatível com o banco de dados do KeePassX).

Vale lembrar que o KeePassX é open source e qualquer um pode ler o código fonte indo no GitHub do mesmo.


COMO INSTALAR O KEEPASSX NO UBUNTU

A versão estável da aplicação está disponível nos repositórios oficiais portanto para instalá-la rode a linha abaixo no terminal logado com root:
sudo apt-get install keepassx
Para quem não quer lidar com terminal, pode fazer a instalação via pacote .deb disponíveis no site do projeto.

Ubuntu 16.04 64 Bits Link

Ubuntu 16.04 32 Bits Link

Ubuntu 18.04 32 Bits Link


CRIANDO BANCO DE DADOS