quinta-feira, 9 de maio de 2019

Saiba como criar um canal no Telegram com o RSS do seu site

O Telegram cresceu muito no Brasil nos últimos anos e muito disso deu-se por conta dos bots que acabam ajudando muito no dia a dia. Pelo o fato de ser algo integrado ao próprio mensageiro, e com isso dispor de algumas funções interessantes - tais como notificações - os bots são um prato cheio para muita gente, inclusive para donos de sites e blogs que podem usar dos mesmos para alavancar conteúdos recém publicados com o auxílio de canais ou grupos que disponibilizam o conteúdo publicado.

No tutorial de hoje explicarei como adicionar um Bot RSS no seu canal ou grupo e ainda como configurá-lo para enviar alertas sempre que um novo conteúdo for publicado. Para isso, iremos usar o bot Feed Reader que tem uma versão gratuita para uso livre.


1º Passo - Iniciando o Bot


Através da busca global do Telegram procure o bot Feed Reader inserindo o nome do mesmo @TheFeedReaderBot. Em seguinda, clique em começar para começarmos a configurar o bot.


2º Passo - Configurando o Feed Reader

O Feed Reader é um bot RSS que pode ser usado tanto dentro de grupos e canais como também dentro do chat do próprio. Para instalarmos o bot a um canal primeiramente precisamos adicioná-lo como administrador. Para isso, basta que entre no canal que deseja adicionar e procure pela opção Administradores e em Adicionar administradores. Em seguida, use o nome de usuário do bot > @TheFeedReaderBot para adicioná-lo como admim.

Agora iremos para a configuração no Bot

Volte ao bot Feed Reader e use o comando /channel @usuáriodoseucanal para iniciarmos a configuração. Com esse comando falamos para o bot que as configurações posteriores serão direcionadas para o canal, e não especificamente para o chat do bot - que pode ser usado para acompanhar o rss de outros sites separadamente.
Se você não sabe qual é o usuário do seu canal, essa informação fica dentro do próprio canal. Basta que entre nas configurações do mesmo (se não existir um usuário, terá um link t.me seguido do usuário. Basta remover o t.me que o restante é o nome de usuário do canal)


Agora a única coisa que precisaremos fazer é adicionar o site que quisermos com o comando /add. Em seguida, basta entrar com o link do site desejado que o bot procurará o rss automaticamente - convém lembrar que alguns sites não disponibilizam tal ferramenta.

E pronto! A partir de agora o bot enviará mensagem para o canal sempre que um conteúdo novo for publicado no site(s) inserido. Pode ser adicionados até 10 sites na versão gratuita do bot e o procedimento é o mesmo descrito aqui.

Para sair das configurações do canal use o comando /channel end. E então poderá usar o bot par acompanhar o rss de outros sites usando o comando /add para adicioná-los.

Lembro-lhes que existe um tempinho desde quando o conteúdo é publicado até o bot identificar e alertar. Isso ocorre porque existe um intervalo de tempo entre uma checagem e outra.



Valeu pessoal, até a próxima!
Compartilhe: