13/05/2019

Saiba como usar o bate bapo do Facebook através do Pidgin

Durante algum tempo da sua existência, o FaceBook deu suporte ao procolo XMPP que tornava possível a integração do bate papo com a grande maioria dos aplicativos de chat. Na época que anunciaram o suporte ao protocolo o Facebook vinha esperneando-se para conseguir abarcar o maior número de usuários que fosse possível e oferecer disponibilidade aos aplicativos de chat para desktop foi uma boa aposta. Clientes como o Pidgin que tinham suporte ao XMPP assim como a grande maioria, eram boas ferramentas para centralizar todos os bate papos em um único lugar. 

Porém a longevidade do XMPP com o FaceBook não foi tão grande. Quando a company do Zuck começou a empurrar goela abaixo o Messenger resolveram dar fim ao suporte do protocolo e focar exclusivamente na expansão do próprio mensageiro. Quem não lembra quando começou a ser obrigatório baixar outro aplicativo para poder usar o bate papo do Facebook? Pois então! Só agora eles perceberam o tiro no próprio pé e pelo que tudo indica estão planejando voltar aos moldes de como era antigamente

A boa notícia para aqueles que querem usar o bate papo do Facebook através do Pidgin é que existe um plugin chamado Purple Facebook que faz a integração do protocolo do Facebook Messenger ao Pidgin, de tal modo que torna possível usar o serviço com a grande maioria das opções funcionando. No tutorial de hoje explicarei como fazer para instalar o Purple Facebook no Ubuntu e derivados. 

Instalando o Purple Facebook


Para instalarmos o Purple Facebook precisaremos inicialmente adicionarmos o ppa do mesmo ao nosso sistema. Para isso, cole o seguinte endereço no terminal logado com root:

sudo sh -c "echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/home:/jgeboski/xUbuntu_$(lsb_release -rs)/ /' >> /etc/apt/sources.list.d/jgeboski.list"

Em seguida, cole a chave do repositório no terminal:

wget -q -O- http://download.opensuse.org/repositories/home:/jgeboski/xUbuntu_$(lsb_release -rs)/Release.key | sudo apt-key add -

Atualize a lista de repositórios com:

sudo apt-get update

E por fim, instale o plugin com:

sudo apt-get install pidgin purple-facebook

Já com o plugin instalado o próximo passo é adicionarmos nossa conta do Facebook ao Pidgin.
Simplesmente abra-o e na parte do protocolo selecione Facebook, ao invés da opção Facebook XMPP. Entre com o seu usuário (e-mail) e senha e marque a opção lembrar senha.


Valeu pessoal, até a próxima!!!