Problema no YouTube-dl - Resolvido


É comum ter problemas ao tentar baixar vídeos do YouTube através do terminal usando o YouTube-dl mas isso não quer dizer que a aplicação é ruim. Pelo contrário. O problema está na dificuldade em mandar as atualizações da aplicação através dos repositórios oficiais das distribuições, que é a principal forma que os usuários usam para instalar através do código a seguir:
sudo apt-get install youtube-dl
Existe uma disparidade muito grande entre a versão que está disponível dentro dos repositórios das distribuições e a que é disponibilizada no site oficial do projeto. Isso acontece porque geralmente as aplicações que ficam disponíveis nos repositórios oficiais das distribuições são aquelas que já foram comprovadamente serem estáveis e que têm menos chances de apresentarem problemas futuros. 

Acontece que os padrões do YouTube mudam com uma certa frequência e o que antes funcionava para fazer os downloads não funciona mais. Basicamente esse é o principal empecilho de aplicações desse tipo, que precisam de constantes atualizações para se adaptarem às mudanças. A solução para esse tipo de problema pode vir através de um PPA para a aplicação. No entanto, pelo que parece, não existe algum que disponibilize as versões mais novas do YouTube-dl. 

Então como não existe nenhum PPA que entregue as mais novas versões do YouTube-dl ao alcance de uma linha de comando, precisamos então baixarmos as mais novas versões diretamente através do site oficial do projeto. 

Os pacotes são disponibilizados em tar.gz que é uma forma de empacotamento, semelhante ao RAR do Winrar, basicamente. O que precisaremos fazer é simplesmente baixar o pacote da versão mais recente (que no momento que escrevo é a v2019.06.27) e descompactar o arquivo com o gerenciador de arquivos compactados mesmo. 

O resultado será uma pasta nomeada: youtube-dl

Você precisará apenas dessa pasta para usar o YouTube-dl normalmente, sem que seja necessário a instalação da aplicação. É preciso apenas entrar dentro da pasta, através de linha de comando obviamente e usar o ponto e barra para rodar o Script. Explico.

1 - Dirija-se até a pasta youtube-dl que você extraiu

Você pode fazer isso através do terminal com o comando cd, mas também pode abrir a pasta no terminal através do gerenciador de arquivos. 

2 - Rode o Script usando o ./youtube-dl

A aplicação funcionará da mesma forma se estivesse instalada, tendo que acrescentar apenas o ./ todas as vezes que for baixar algum vídeo. 

./youtube-dl -f 18 youtube.com/5463112666556

Lembrando que os vídeos baixados ficam dentro da pasta youtube-dl. E você precisará rodar o Script dentro da pasta todas as vezes que for baixar algum vídeo. 

E quando os problemas tornarem a aparecer, entre no site do projeto e baixe a versão mais recente da aplicação novamente. 

Valeu pessoal, até a próxima!!!