sábado, 13 de julho de 2019

Como baixar músicas pelo Telegram - Bot

No primeiro artigo que escrevi para este blog, lá em 2017, tratei sobre uma ferramenta disponível para Linux que permite que o usuário grave tudo que passa pela placa de áudio do computador, o que também inclui músicas de serviços que originalmente não permitem que o usuário faça download. Por muito tempo usei essa ferramenta para gravar as músicas que eu costumava ouvir pelo Spotify e guardava tudo para ouvir offline caso fosse necessário. 

O lado ruim de depender desse sistema para obter músicas é que é muito lento. Para gravar cada música leva minutos sem contar também a parte de edição - adicionar número da faixa, artista, álbum, etc. Para a felicidade de nós, pobres mortais, existe uma solução para esse problema. E não, não estou falando de sites cheios de vírus e botões falsos de download que nos levam para a casa da mãe Joana. Refiro-me a bots do Telegram.
O Telegram é rico em bots que facilitam nossas vidas. Já falei aqui no blog sobre um que permite integrar o Gmail ao mensageiro, sobre outro que envia-nos notificação todas as vezes que o nosso canal de YouTube favorito posta algum conteúdo novo. E até sobre um bot que pega o RSS do seu site ou blog e permite que pessoas acompanhe todas as novas postagens através de um canal ou grupo. Enfim. O Telegram é farto de bons bots que acabam centralizando muita coisa que outrora exigiria a instalação de aplicativos adicionais. 

E bom, não seria diferente com as músicas. Existem alguns bots disponíveis abertamente no Telegram que nos permite baixar músicas de serviços famosos bastando uma simples pesquisa. Hoje falarei sobre o bot @DeezerMusicBot, que pelo o próprio nome já dá pra ver que é específico para músicas que estão disponíveis nessa plataforma - no entanto, mais recentemente, ele também permite que os usuários façam download de músicas que estão disponíveis no SoundCloud.

O funcionamento do bot é tão simples que nem mesmo é necessário explicar minuciosamente como que tudo funciona. Basicamente, basta entrar no bot - pesquisando pelo mesmo na busca global (@DeezerMusicBot) - e clicar em iniciar como em qualquer outro bot do Telegram. Em seguida, basta digitar o nome da música que você quer baixar - atente-se, naturalmente, se não há nenhum erro de digitação. O bot então irá processar a música e em seguida enviará para você ali pelo chat mesmo. E tudo não leva mais de cinco segundos, dependendo da música.
E pelo que pude perceber agora quando entrei no bot, ele também está suportando músicas que estão disponíveis no VK - que pra quem não sabe, é uma rede social russa muito semelhante ao Facebook que permite que os usuários enviem músicas para a plataforma. Isso significa que as chances de você encontrar a música que procura são bem altas.

Após encontrar a música que desejava, você pode além de ouvi-la pelo próprio player do Telegram também exportá-la em formato .mp3 para a memória interna do teu aparelho. Para tanto, aperte nos três pontinhos ao lado do arquivo e baixe. 


Valeu pessoal, até a próxima!
Compartilhe: