27/07/2019

Como bloquear sites no Ubuntu e derivados

Os sistemas operacionais possuem um arquivo hosts para converter nomes de hosts em endereços IP. Todas as vezes que você digita um endereço na barra do seu navegador, o teu sistema lerá o arquivo hosts para buscar o endereço IP correspondente. No Ubuntu, o arquivo hosts fica no diretório /etc/. O Windows e Mac também possuem esse mesmo arquivo e através dele é possível bloquear sites e serviços a nível local. Isso significa que você pode bloquear quantos sites desejar, basta que tenha o endereço deles em mãos. 

O arquivo hosts é parecido com isso:
Perceba que no meu caso já editei o arquivo adicionando o YouTube na lista de bloqueio - tava muito viciado nele, por sinal. O arquivo hosts é um arquivo de texto simples e para editá-lo você pode fazer isso através do editor de texto do teu sistema. O meu editor é o Gedit - recomendo, por sinal -. Para abrir o tal arquivo por ele, digite no terminal:
sudo gedit /etc/hosts
Caso você não tenha o Gedit instalado no seu sistema, poderá usar qualquer outro. Após dar permissão de root no terminal, no arquivo que abrir basta que insira os sites que deseja bloquear como fiz na imagem acima.

Lembre-se de adicionar 0.0.0.0 antes do endereço do site que deseja bloquear o acesso. Ahhh, e para funcionar o navegador de internet precisa ser reiniciado. 


Valeu pessoal, até a próxima!