05/08/2019

Exercício militar na Coreia do Sul em conjuto com os EUA

Todos os anos é realizado na Coreia do Sul exercícios militares que envolvem a participação dos inúmeros soldados norte americanos ali presentes com o intuito de melhorar a cominação e interação entre os exércitos. Tal exercício militar ficou conhecido aqui no ocidente como (Ulchi Freedom Guardian) e é tido como um dos maiores exercícios militares em conjunto de todo o mundo. 


O objetivo de tais exercícios, além é claro do treinamento de combate real com equipamentos de guerra, é claramente figurativo. O lado sul da península quer mostrar para o lado norte que eles também estão preparados para caso seja necessário usar a força e os EUA também querem mostrar o seu arsenal e evidentemente manter a sua força treinada e preparada para o estilo de guerra do século XXI. 

Essa comunicação atritosa que ocorre entre os dois países {a coreia do sul e a pior das coreias} desde a guerra da coreia que iniciou-se na década de 50 lembra perfeitamente as nossas histórias de criança. Acredito que todo mundo com mais de 12 anos já ameaçou aquele amiguinho que ficava lhe enchendo o saco na escola.
- Eu vou chamar meu irmão de maior, seu viado
Por toda a minha vida acreditei que essa fase da pré adolescente fosse algo temporário e que nunca se repetiria novamente na vida de um homem. A verdade é que continuamos pensando e agindo daquela mesma forma, com a diferença que ao invés de ameaçarmos chamarmos o nosso irmão mais velho fazemos demonstrações de poder destruindo montanhas com bombas. 


Diante de tais demonstrações de força, obviamente o gordinho da coreia Kim sente-se ameaçado ao ver tamanho poder de destruição. E como um bom aluno da quinte série, ele também responde à altura a todas as provocações. A forma que encontrou pra fazer isso foi através dos desfiles militares que, segundo as más línguas, costuma fazer sempre que suas bochechas ficam vermelhas de raiva.


À primeira vista você pode pensar que os equipamentos do Kim acima são ultrapassados. Mas, de acordo com um amigo meu, o poder balístico dos tratores totalmente carregados é considerável.

Do lado da melhor das coreias, vê-se muitas vezes caças A-10 jogando bombas que pelo que falam só de ouvir o som das suas torbinas as pernas involuntariamente começam a tremer. 


Tudo bem fazer demonstrações com bombas e equipamentos de última geração, o que ao meu ver é pura chantagem é instalarem fumacinhas nos aviões em uma clara demonstração de opulência enquanto na pior das coreia muitos estão levando vidas sofridas abaixo inclusive da linha da pobreza.