13/09/2019

Como formatar pendrive no Linux Mint - Sem terminal

Para aqueles que estão iniciando no mundo do pinguim pode parecer que as atividades mais básicas muitas vezes são bem mais complicadas. Certamente isso é verdade. No entanto, distribuições mais mainstream estão já há muito tempo trabalhando para acabar com a antiga fama que o Linux é apenas para geeks.
O Linux Mint por padrão traz uma ferramenta chamada mintstick que permite formatarmos mídias removíveis com poucos cliques. Será sobre ela que falaremos hoje. 

No caso da sua distribuição estiver em português, o mintstick virá nomeada de Formatador de Dispositivos USB. Caso esteja em inglês, virá como USB Stick Formatter

Para abri-lo, abra o menu iniciar e pesquise por Formatador. Abra-o!


Em seguida, basta especificar qual o dispositivo que deseja formatar e qual será o formato. É aconselhável usar sempre o formato FAT32 pois é o que a grande maioria dos dispositivos oferece suporte. No caso de preferir usar o pendrive apenas no Linux, escolha a opção EXT4. Sendo assim, se alguém pegar o seu dispositivo não conseguirá acessar os arquivos a menos que também use uma distribuição Linux.

Certamente ainda existe muita coisa a ser feita para tornar as distribuições Linux cada vez mais amigáveis aos olhos do usuário final. E certamente o Linux Mint está na vanguarda. 



Valeu, pessoal. Até a próxima!