Bloquear anúncios e rastreadores maliciosos e de quebra poupar bateria

Você sempre que entra em algum site na internet tem problemas com anúncios e pop-ups indesejados? Você não suporta mais ver todos os dias o mesmo anúncio do equipamento que você pesquisou para conferir o preço no mês passado? Saiba que existe uma forma muito simples de acabar com esse problema que assola todos nós democraticamente e para tanto não será necessário a instalação de nenhuma extensão ou aplicativo mirabolante. Hoje falarei sobre o DNS da AdGuard, empresa focada em proteção e privacidade na internet. 

A AdGuard é uma empresa de software que oferece extensões para navegadores que bloqueiam os anúncios e rastreadores que estão espalhados por toda a Web. A empresa também disponibiliza servidores DNS que barram os endereços associados a serviços de publicidade, permitindo assim que o usuário possa navegar na internet sem se preocupar com anúncios. 

O que é DNS

DNS, ou Sistema de Nomes de Domínios, é o responsável por traduzir o que você digita na barra do navegador para endereços IPs. Quando você digita, digamos, matheusalexandre.com o seu navegador irá entrar em contato com o servidor DNS que então irá buscar o endereço IP (216.239.32.21) o qual o domínio está associado.

O DNS, portanto, permite que naveguemos na internet sem que seja necessário guardar os endereços IPs dos sites. Imagina como seria complicado. Aposto que você nem lembra o próprio CPF. Agradeça ao Paul Mockapetris, foi ele quem idealizou a ideia do DNS lá na década de 80.

A ideia de usar o DNS para barrar os anúncios é muito simples. Como o anúncio precisa do servidor DNS para fazer a tradução de domínio para IP, ele está sujeito às regras do servidor. É aqui que entra a AdGuard.

Os servidores deles barram as solicitações feitas por anúncios e alguns rastreadores, impedindo portanto que eles apareçam para você. Trata-se de uma forma muito simples de barrar os anúncios, porém ela não é 100% precisa e por isso vez ou outra alguns passarão batido. 

Configurando o DNS


Existem duas forma de alterar o DNS. Uma é pelo roteador (a mais adequada) que irá repassar para todos os aparelhos que se conectarem ao mesmo. E a outra é no pŕoprio aparelho, que será limitado apenas a ele. A primeira opção é a melhor porque com uma simples configuração você garantirá que todos da sua família também usufruirão de uma internet mais limpa.

Para alter o DNS do roteador você precisará entrar nas configurações do aparelho. Geralmente isso é feito através do endereço que vem colado em uma etiqueta atrás do equipamento. O endereço é semelhante a este: 192.168.0.1

Insira o endereço na barra de pesquisa do navegador e der enter. Pode ser solicitado uma senha. Neste caso varia muito do equipamento, porém geralmente o usuário e senha é admin admin, respectivamente. Após entrado nas configurações você deve procurar por WAN, que é onde comumente ficam as opções para trocar o DNS.
Convém lembrar que cada roteador terá uma interface diferente, portanto não há como ilustrar uma forma que servirá invariavelmente para todos os equipamentos.

A grande maioria dos roteadores têm dois campos de DNS (o primário e o secundário). Pode haver casos de existir apenas um, mas isso não fará diferença. 

Os endereços da AdGuard são os seguintes:
primário: 176.103.130.130

secundário: 176.103.130.131
Insira-os nos campos correspondentes e salve as configurações. O seu equipamento reiniciará e quando tornar já estará utilizando os servidores da AdGuard.

Vantagens


Você pode se perguntar quais são as vantagens deste tipo de bloqueio comparando com o convencional onde simplesmente instalamos uma extensão no navegador. Eu diria que um complementa o outro. Utilizar os servidores DNS da AdGuard garantirá uma maior privacidade ao usuário e de quebra ainda tornará a navegação na internet com menos publicidade. No entanto, esse método não é 100% e não será difícil anúncios continuarem aparecendo - os do YouTube, por exemplo, não são barrados. Então, usar as duas opções - DNS e Adblock - aumentará e muito a precisão do bloqueio. 

Além da vantagem óbvia, também existe um consumo de energia menor quando os anúncios das páginas não são exibidos. Isso é especialmente interessante para os dispositivos móveis. Tendo em vista que o bloqueio por DNS também se aplica a todos os outros aplicativos - e não apenas ao navegador como é nas extensões - a economia de energia é considerável.

Postar um comentário

0 Comentários