Como bloquear usuário por horário no roteador TP-LINK (atualizado)

Alguns usuários relatam-me que o procedimento que fiz há dois anos atrás de como bloquear o acesso de um usuário por horário no roteador TP Link não estava funcionando nos seus equipamentos mais atuais. Houve uma atualização na interface dos roteadores da TP-Link e uma única mudança que faz com que o procedimento passado não funcione nos aparelhos mais atuais. 

Primeiramente devemos entrar nas configurações do roteador através do navegador de internet. Para isso, encontre o endereço do teu roteador e cole-o no navegador - geralmente o endereço é semelhante a este http://tplinkwifi.net/
Caso o seu aparelho não funcione pelo endereço acima, o procedimento também pode ser feito através do endereço IP do mesmo, que geralmente é semelhante a este: 192.168.0.1
Após entrar no painel de configuração do roteador TP-Link, verá que há um menu lateral. Nele encontre a opção Controle de Acesso.
Habilite o Controle de Acesso e na parte de Regras de Filtragem Padrão selecione a opção permitir. Perceba que na versão anterior deste procedimento, em versões antigas dos roteador Tp-Link, a opção Negar era a que devia ser selecionada. Eis o motivo de alguns estarem tendo problemas. Salve a configuração. 

Agora, ainda em controle de acesso, clique em Host e clique para Adicionar novo.
A configuração do Host será onde entraremos com as informações do dispositivo que queremos que a configuração a seguir se aplique.
  • Modo: MAC 
  • Descrição: À sua escolha
  • Endereço MAC: Do dispositivo que deseja bloquear
Você também pode optar pelo bloqueio por endereço IP, no entanto, esse endereço não é imutável e para o tipo de bloqueio que estamos fazendo isso é importe. O endereço MAC, por outro lado, não pode ser alterado (ao menos não facilmente) por isso é o mais indicado. 

E como faço para descobrir o endereço MAC do dispositivo que quero bloquear? 

Você pode fazer isso de duas formas. Com o aparelho em questão em mãos ou através do próprio roteador. Como geralmente o usuário quer bloquear um vizinho chato ou parente, vou ilustrar como fazer pelo roteador, sem necessidade de ter o celular ou seja lá o que for em mãos. 
Ainda dentro do painel de controle do roteador, procure por Wireless e clique. No menu em cascata que surgir, selecione a opção Estatísticas Wireless. Nessa página o roteador listará TODOS os aparelhos que estão conectados naquele momento. Perceba que o endereço MAC dos dispositivos conectados fica visível para você. Resta agora saber qual é o endereço do aparelho que você quer bloquear. Para isso você pode pedir para que todos desconectem-se do roteador e deixe apenas o aparelho da sua vítima conectado então apenas ele continuará aparecendo na lista do roteador. Basta então copiar o endereço MAC dele com os (:)  Continuemos

Agora que você inseriu o Host (aparelho que deseja bloquear) vamos para a próxima parte onde configuraremos o nosso Alvo que no caso é os serviços que iremos bloquear para o usuário especificado. 

Nessa parte é onde iremos especificar quais os serviços que serão bloqueados para o usuário dentro do horário que especificaremos posteriormente. Aqui você pode bloquear sites isoladamente, como por exemplo sites pornográficos ou pode também bloquear TODO o acesso. Como queremos bloquear todo o acesso, insira as portas que deseja que o roteador bloquei. No meu caso, quero que ele bloquei da porta 1 até a 5 mil - isso garante que o usuário fique sem poder acessar a internet completamente.

Clique em salvar e agora vamos para o próximo passo onde iremos definir o horário que queremos que o aparelho em questão, que definimos em Host, fique sem acessar a internet. Para isso, vá até Horário e clique para Adicionar novo.
  • Descrição: À sua escola
  • Aplicar para: Cada Semana para escolher manualmente quais os dias da semana que você deseja que o bloqueio se aplique. 
  • Tempo inicial: Horário que o bloqueio irá começar
  • Tempo final: Horário que o bloqueio irá terminar
Clique então para adicionar o horário e em seguida salve a configuração. 

Agora iremos voltar para a página Regras do início do tutorial, onde iremos definir as regras para o bloqueio. Entre na página e clique em Adicionar Novo, conforme ilustrado na imagem abaixo:

Será aqui que iremos especificar as configurações que fizemos anteriormente

  • Descrição: À sua escolha
  • LAN Host: Selecione o que você criou
  • Alvo: Selecione o que você criou
  • Horário: Selecione o que você criou
  • Regra: Negar
  • Status: Habilitado
  • Direção: Externo
  • Protocolo: Tudo
Em seguida basta salvar. Pronto! O bloqueio está feito e no horário especificado o aparelho ficará sem acesso à internet até que o tempo estabelecido termine. 

Você pode adicionar outros aparelhos no bloqueio. Para isso basta criar um novo Host (que é onde inserimos o endereço MAC do aparelho) e em seguida criar uma nova regra exatamente como fizemos acima (com a diferença que agora você irá selecionar o novo host que deseja bloquear)

Caso o procedimento acima não funcione no seu aparelho, recomendo que atualize o Firmware no site oficial da TP-Link.


Valeu, pessoal. Até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários