DuckDuckGo - Alternativa ao Google

De uns tempos pra cá, virou modinha falar sobre privacidade na internet. De uma hora pra outra serviços com foco em privacidade, que por muito tempo ficaram no limbo esquecidos jogados às traças, passaram a ser os queridinhos da rapaziada. Foi o que aconteceu com o DuckDuckGo também.

Neste gráfico do Google Trends é possível ver os picos de popularidade que o pato pato corre tem desde o seu lançamento em 2008. Perceba que esses picos súbitos ocorrem justamente quando a pauta privacidade tá em voga. Daí, algum portal recomenda o buscador por ser (mais privado e não rastrear você). A galera então instala o pato pica mas não passam mais do que um dia usando. Isso porque ele nem se compara com a precisão milimétrica do Google.


Eu sei que é muita filha-da-putagem comparar um motor de busca relativamente pequeno e que não tem muita relevância no mercado de buscas logo com o gigante Google. Mas....verdade tem que ser dita. O DuckDuckGo, simplesmente por ter um foco maior em privacidade, não é melhor que o Google apenas por isso. Você pode comprovar isso USANDO o buscador por um tempo. Verá que a precisão dele é muito baixa porém compreensível haja vista que não existe os infindáveis dados de usuários ao seu lado. 

A abordagem que eu procuro adotar quando quero convencer alguém a usar o DuckDuckGo não é a convencional, digamos assim. Sempre que alguém fala sobre ele pra você já procura logo de cara focar no quesito privacidade. Sim, nele você tem mais privacidade mas NESTE caso isso é inútil! Sim, inútil!

Supomos que você faça uma busca nele por gostosas rabudas. Ninguém ficará sabendo disso, certo? Errado! O DuckDuckGo não armazena e nem processa os dados dos seus usuários, PORÉM, os sites que você acessar através dele, SIM
A partir do momento que você clicou e abriu o site que apareceu na sua pesquisa, automaticamente o Google saberá o que você estava procurando. Isso acontece porque a grande maioria dos sites têm os rastreadores do Google que estão sempre presentes quando o Adsense está instalado nos sites. 

Se você usa o buscador simplesmente por se preocupar com a sua privacidade, pare agora mesmo. Volte para o Google e tenha mais precisão nas suas buscas e a certeza que os seus dados serão minerados.

A abordagem correta ao apresentar o DuckDuckGo é simplesmente focar nas funcionalidade atrativas que o buscador possui. O Google tá praticamente parado no tempo em termos de personalização. No Duck você pode escolher temas, trocar a cor que os links terão e até escolher as fontes das páginas. UAU!

Esse lance de personalização é muito legal, mas a principal funcionalidade que encontrei no patinho e que faz ele ser o meu motor de busca padrão há quase dois anos foram os !Bangs

Os bang não tem nada a ver com a Anitta. No Duck eles são atalhos de pesquisa que permite ao usuário fazer buscas dentro de outros sites através do DuckDuckGo. Explico

Suponhamos que você queira fazer uma busca de uma música no YouTube. Provavelmente você primeiramente digitaria www.youtube.com na barra de pesquisa do navegador e DEPOIS pesquisaria pela música que procura, certo? Com os bangs! você corta essa parte.

Ao invés de entrar no site para enfim buscar aquilo que procura, você pode fazer a pesquisa diretamente no Duck e então especificar qual o site que você deseja procurar. No caso do Youtube o bang é !yt

Os bangs ficam ainda mais interessantes se você definir o Duck como buscador padrão porque aí poderá fazer tudo isso diretamente pela barra de pesquisa do navegador. E funciona tanto em desktop como também em mobile.

Depois de usar os bangs é difícil deixar de lado. Simplesmente não entendo como que os outros motores ainda não exploraram isso mais a fundo.

Postar um comentário

0 Comentários