Facebook bloqueia compartilhamento de links do The Pirate Bay

Recentemente o Facebook passou a bloquear os links do famoso site de indexação de Torrents, The Pirate Bay. O usuário que tentar publicar algum link, receberá um aviso informando que o endereço viola os termos do Facebook. 


Os termos de serviço do Facebook são inconfundíveis no que diz respeito a publicações que violam a propriedade intelectual de terceiros. Apesar de que nem todo o conteúdo que existe no The Pirate Bay seja necessariamente ilegal, boa parte daquilo que é indexado trata-se de filmes e séries com direitos autorais sem a devida permissão de uso. 

Este bloqueio, na realidade, já existia há um certo tempo porém à princípio limitava-se apenas aos chamados Magnet Links. Os Magnet Links, no dicionário do Torrent, são, como o próprio nome denota, links de torrents. Eles funcionam exatamente da mesma forma que os arquivos .torrent, com a diferença que são desengonçados - fez bem ter bloqueado mesmo. Olha que desgraça:

magnet:?xt=urn:btih:e84213a794f3ccd890382a54a64ca68b7e925433&dn=Ubuntu+18.04.1+Desktop+64+bit&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.openbittorrent.com%3A80&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.publicbt.com%3A80&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.ccc.de%3A80

Não é a primeira vez que o Facebook atrita com os caras do The Pirate Bay. Há um tempo atrás, o Zuck ficou full pistolaço porque os caras estavam usando o botão de compartilhar no Facebook dentro do site. Isso de certa forma acabava associando a imagem da company aos conteúdos piratas. Como não houve cooperação por parte do TPB, o Facebook bloqueou tudo relacionado a eles, porém esse bloqueio não se estendeu por muito tempo. 

The Pirate Bay vez ou outra sai fora do ar. O site vive constantemente trocando de domínio por conta de entidades legais que ficam em cima deles. Esse bloqueio por parte do Facebook, claramente, trata-se de pressões internas de tais entidades.