Uma introdução às criptomoedas anônimas - Monero

MONERO (pronuncia-se / mōnĕrō /) é uma das principais criptomoedas com foco em anonimato e resistente à censura. A natureza transparente verificável da maioria das criptomoedas (como Bitcoin e Ethereum) permite que qualquer pessoa no mundo rastreie o teu dinheiro. Além disso, os links entre seus registros financeiros e a identidade pessoal pode comprometer a sua segurança. Para evitar esses perigos, Monero usa poderosas ferramentas criptográficas e técnicas para criar uma rede que permita que as partes interajam mas não revelando os valores do remetente, destinatário ou transações. 



Assim como boa parte das criptomoedas, a Monero possui um livro descentralizado (blockchain) que todos os participantes podem fazer o download e verificar por si mesmos. No entanto, uma série de truques matemáticos são usados ​​para ocultar todos os detalhes confidenciais, impedindo qualquer rastreamento de blockchain. 

Monero utiliza recursos de privacidade que permitem que a rede avalie a validade de uma transação e determine se o remetente tem ou não uma conta suficiente sem saber realmente o valor da transação ou saldos de conta! Ninguém pode ver os saldos das contas de outras pessoas, e as transações não revelam a fonte dos fundos que estão sendo transferidos.
 
Uma das principais características definidoras da Monero é sua filosofia de privacidade imposta por padrão. Os usuários são especificamente impedidos de inicializar transações que são acidental ou intencionalmente inseguras. Isso proporciona aos usuários da Monero tranquilidade, pois a rede não aceitará uma transação reveladora! 

Os usuários da Monero colhem todos os benefícios de um sistema financeiro descentralizado sem riscos e vulnerabilidades de segurança. 


A Figura acima mostra como Maria paga George pelo carro, usando a Monero. O processo é funcionalmente o mesmo que a cripto-transação em moeda, no entanto, as informações são criptograficamente obscurecidas. Informações como os saldos das contas e os valores das transações estão marcados com "***" no diagrama, já que nenhum observador externo pode determinar os valores. Os mecanismos por trás desses recursos exclusivos de privacidade são discutidos.

Essas características criptográficas embrionárias da Monero garante-lhe a fungibilidade total. Isso garante que 1 Monero sempre valerá 1 Monero pois não há como uma unidade da moeda ficar suja - isso acontece quando uma carteira ou moeda é associada a algo que possa desmotivar alguém querer aceitá-la (por exemplo quando um criminoso tem moedas e quer passar para alguém em trocar de algo).


Postar um comentário

0 Comentários