Como instalar a GCam no Xiaomi Redmi 7A

Muitos dizem que milagre não existe. Mas se você tem um smartphone com uma câmera fraquinha, a Google Câmera (GCam) pode dar uma nova vida às suas fotos. Com um HDR+ que aumenta o foco dinâmico das imagens, a GCam usa de inteligência artificial para melhorar a qualidade das suas fotos, mesmo quando essas têm baixa resolução.


A Google iniciou o desenvolvimento da GCam em 2014 quando o saudoso Android 4.4 KitKat era o seu carro chefe. Na época a câmera era suportada por qualquer dispositivo com Android. No entanto, com o lançamento da linha Pixel (linha de smartphone da Google) a empresa tornou o seu app de câmera exclusivo para os seus smartphones, não sendo portanto suportado por outros aparelhos. 

Com os aprimoramentos cada vez mais significativos  na GCam, programadores encontraram uma forma de fazer o aplicativo funcionar em dispositivos que não pertencessem unicamente à Google. Apesar do trabalho difícil, atualmente já é possível ter a GCam em vários aparelhos de marcas e modelos diferentes. Mas para isso o aparelho precisa ter alguns requisitos.

Algumas imagens com a Gcam



Por que a GCam é tão boa?  

A Google Câmera não é um app de câmera simples. Por trás dele existem algoritmos que trabalham para melhorar a imagem capturada. Mas é o HDR+ que faz o trabalho mais grosso. É ele o responsável por aumentar o alcance dinâmico das imagens. E para isso, a Gcam combina várias fotos em uma só, melhorando o resultado final - inclusive, esse é o motivo do tempo que as imagens levam para serem processadas.

Como instalar a GCam no Redmi 7a

O 7A por padrão já vem com a Camera2 API ativada. Então basicamente é só pegar o APK e instalar como qualquer outro aplicativo. 


Link para download da Gcam 3.1

MediaFire (aqui)

Google Drive (aqui)


Link para download da Gcam 3.2

MediaFire (aqui)

Google Drive (aqui)

Link para download da Gcam 4.2

MediaFire (aqui)

Google Drive (aqui)


Dicas e Bugs

Gcam 3.1

1 - Tem um bug que aumenta o brilho do aparelho ao máximo, enquanto o usuário estiver com o app aberto.

2 - Caso a navegação por gestos estiver ativada, uma faixa preta ficará visível onde ficariam os botões de navegação do Android.

3 - Caso uma foto seja capturada enquanto o processamento de uma outra ainda estiver sendo concluído, o app pode travar e não salvar nenhuma das imagens capturadas.

Gcam 3.2 

1 - Caso a navegação por gestos estiver ativada, uma faixa preta ficará visível onde ficariam os botões de navegação do Android.

Gcam 4.2

1 - O preview da Gcam 4.2 tem uma aparência acinzentada, diferente dos resultados finais das fotos capturadas.

2 - Sempre que uma foto é capturada, uma cópia é feita em .dng (RAW). Não é exatamente um bug, mas pode rapidamente encher a memória do aparelho sendo que esse tipo de cópia bruta ocupa muito armazenamento.

3 - Caso a navegação por gestos estiver ativada, uma faixa preta ficará visível onde ficariam os botões de navegação do Android.


*caso encontre mais bugs, por favor, descreva-os nos comentários.

DICAS

Cada versão da GCam tem um perfil de cor único, o que significa que cada versão terá um resultado final diferente. Cabe ao usuário escolher a versão que melhor lhe agrada nesse sentido.

Entre as versões disponíveis para o Redmi 7a, a Gcam 3.2 é de longe a que oferece mais opções para o usuário configurar a câmera. Ela permite definir os parâmetros do HDR+ e ativar a cópia em (RAW) para aqueles que preferem editar imagens cruas. Além de trazer muitas outras configurações.

Em caso de problemas com a versão 3.2 (algumas coisinhas não funcionam nela) simplesmente apague os dados do aplicativo que ele volta a funcionar novamente 😀

Postar um comentário

0 Comentários