ProtonMail bloqueado na Rússia

Nesta quarta-feira (29), a Rússia disse ter bloqueado o serviço de E-mail criptografado suíço, ProtonMail, popular no país entre jornalistas e ativistas por seu foco na privacidade e criptografia de ponta a ponta.


O serviço federal de supervisão de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, disse que o ProtonMail utiliza criptografia para proteger os dados dos seus usuários e que havia sido usado para enviar ameaças falsas e anônimas de bombas e que tais ameças muitas vezes levavam a evacuações de prédios públicos inteiros em toda a Rússia. 

O Roskomnadzor disse ainda que o ProtonMail recusou-se a fornecer informações sobre os donos de contas de E-mail supostamente associadas aos alarmes falsos. Ao que parece, desde o ano passado o serviço de E-mail suíço vinha sendo usado para esse fim no país. 

O ProtonMail negou ter recebido qualquer pedido de ajuda das autoridades Russas e acrescentou que este bloqueio (que também se aplica à sua VPN, a ProtonVPN ) não impedirá que mais ameças falsas continue causando problemas ao país e que esse bloqueio apenas limitará que os Russos possam ter acesso à privacidade nas comunicações. 

Em comunicado, o ProtonMail disse:

"We have received reports that ProtonMail and ProtonVPN are currently partially blocked in Russia. We are reaching out to the appropriate authorities to get the block lifted as soon as possible,"

No blog oficial do popular serviço de Email, que nós últimos anos recebeu muitos usuários por ser transparente no que quis respeito à privacidade dos seus clientes, ensinaram uma forma dos Russos continuarem a usar os seus serviços, mesmo com o bloqueio ainda vigente. 

Como o bloqueio foi aplicado aos servidores do Proton, é possível usar o serviço desde que o usuário utilize uma VPN para criptografar a conexão. A outra solução que foi apresentada no blog foi a de usar o Tor, que também utiliza da criptografia para diblar a sensura estatal em muitos países ditatoriais. 

Esse bloqueio da Rússia ao ProtonMail mostra que o serviço está indo no caminho certo e que deve manter-se reto em seus fundamentos. Vamos apoiar eles nesta revés. Abra uma conta de E-mail com eles: mail.protonmail.com

Postar um comentário

0 Comentários