Como enviar livros com capa para o Kindle no Ubuntu

O leitor de Ebook da Amazon, o Kindle, permite que o usuário envie ebooks para o dispositivo que estejam fora da loja da empresa. No entanto, para dificultar ou mesmo desincentivar que o usuário faça isso, a empresa complica um pouco o processo. Felizmente é muito simples contornar esse revés. Na dica de hoje mostrarei como enviar livros para o Kindle com capa usando o Ubuntu.

Vale ressaltar que este procedimento pode ser feito em outras distribuições Linux mas iremos usar o Ubuntu especificamente, por ser a mais popular e fácil de lidar.

Primeiramente, devemos instalar um software chamado Calibre. O Calibre é um gerenciador de ebooks que permite a conversão de inúmeros formatos de livros digitais e que oferece suporte para os formatos compatíveis com os principais e-readers. Ele é de código aberto e está disponível também para Windows e MacOS.

Para instalarmos o Calibre no Ubuntu é muito simples. Abra o seu terminal usando o atalho Ctrl + Alt + T e digite o comando a seguir, inserindo posteriormente a sua senha de usuário e a confirmação de instalação.

sudo apt-get install calibre

A instalação leva algo em torno de dois minutos, dependendo da sua velocidade de conexão. Após terminada a instalação, não é necessário abrir o Calibre logo de cara. Selecione com o botão direito do mouse o ebook que deseja enviar para o Kindle e vá em Abrir com o Calibre.

Vale lembrar que o livro deve está em algum dos formatos compatíveis com o Kindle, que são: .MOBI e .AZW. Livros em Epub não são compatível com o Kindle porém com o Calibre é possível convertê-los para um formato compatível, mas não tratarei sobre isso neste tutorial.

Após abrir o ebook que deseja enviar para o Kindle com o Calibre, será necessário algumas pré configurações. O calibre irá lhe perguntar qual o seu dispositivo. Selecione o Kindle, naturalmente. Em seguida ele pedirá o seu e-mail do Kindle, mas não precisa inserir. Basta clicar em seguinte que a configuração inicial será terminada.

Já com o Calibre aberto e com o livro adicionado, conecte o seu Kindle ao computador usando o cabo USB. Lembre-se de desbloquear o Kindle com a sua senha, para que o computador tenha acesso à memória do aparelho.

Quando o aparelho for reconhecido, automaticamente o Calibre irá mostrar uma nova opção no menu superior chamada Enviar para o dispositivo. O que você fará, simplesmente, é clicar no livro que deseja enviar para o Kindle - que no meu caso é o livro O planeta dos Macacos - e em seguida clicar no botão Enviar para o dispositivo, conforme ilustrado na imagem acima.

O processo leva apenas alguns poucos segundos, dependendo do tamanho do arquivo. Após concluído, retire o aparelho do cabo e note que o ebook estará disponível na sua página inicial do Kindle.


No caso da capa não aparecer significa que o ebook em questão não tem uma capa. É possível adicionar uma usando o próprio Calibre, mas isso é assunto para uma outra oportunidade.


Até a próxima 😁

Postar um comentário

0 Comentários