Como fazer backup dos seus aplicativos do Android

Atualizações de software são sempre importantes para corrigir problemas de segurança e incrementar novas funcionalidades, no entanto, muitas vezes elas são uma verdadeira dor de cabeça que vêm apenas para tirar o sono. Para evitar esses casos é importante que o usuário faça backup daqueles aplicativos que são mais importantes. Na dica de hoje, mostrarei como fazer backup de aplicativos do Android em .APK e guardá-los para em caso de necessidade.

A ferramenta que utilizaremos para esse trabalho é o aplicativo Astro, disponível gratuitamente na central de aplicativos do Android. Ele é um gerenciador de arquivos comum que também permite ao usuário fazer backup dos aplicativos no formato APK, possibilitando que o mesmo possa ser instalado novamente sem a necessidade de recorrer à central de aplicativos. A vantagem desse tipo de backup é que o usuário passa a ter mais libertade para escolher qual a versão do aplicativo em questão roda melhor no seu aparelho.

Outra forma de fazer esse tipo de backup é através de sites como o uptodown que faz um copilado com todas as versões de um aplicativo. Porém nesse caso você precisará recorrer a um terceiro que pode ser desonesto.


Instalando o Astro


O Astro está disponível gratuitamente na central de aplicativo. Porém caso a versão atual não lhe agrade - como é o meu caso - baixe-o através deste link.

Após instalado, o processo é muito simples.

Abra o Astro e no menu lateral selecione a opção Ferramentas



Na nova página, entre na opção Gerenciador de Aplicações

Nesta próxima página o Astro listará todos os aplicativos que estão instalados no seu aparelho. Para fazer backup de um, especificamente, clique nos três pontinhos e selecione a opção Backup.

Feito isso o backup do app estará feito. O arquivo .apk será salvo na pasta Backup dentro de uma outra, Apps. Vale lembrar, no entanto, que nem todo aplicativo permite esse tipo de backup. Nesses casos especificamente será preciso recorrer a sites agregadores como o que citei acima.



Até a próxima 😁

Postar um comentário

0 Comentários