Instalando o Telegram manualmente no Ubuntu

Com a popularização dos Snaps, a instalação de aplicações tornaram-se muito mais simples no Ubuntu. A preocupação com dependências e compatibilidade ficaram para trás, no entanto, muitos ainda preferem instalar suas aplicações de forma manual e será sobre isso que falarei abaixo. Na dica de hoje, mostrarei como instalar o Mensageiro Telegram manualmente no Ubuntu e seus derivados.

Seguindo o método a seguir, o Telegram será instalado com integração ao sistema de modo que as notificações e ícones funcionem devidamente.


1 - Baixe o Telegram


Entre no site oficial do Telegram e faça o download da versão do mensageiro referente à sua distribuição. O aplicativo virá empacotado no formato tar.xz, mas não precisa se preocupar.

2 - Descompacte o Telegram


Entre na pasta onde o Telegram foi baixado e com o seu gerenciador de arquivos, descompacte-o. O resultado será uma pasta nomeada Telegram. Será dela que precisaremos. Em seguida, pode deletar o arquivo empacotado, ele não será mais necessário.

3 - Mova a pasta Telegram para a pasta /opt


Você pode fazer isso de duas formas; através do seu gerenciador de arquivos ou pelo Terminal, que julgo ser a forma mais simples. Abra o seu terminal com o atalho Ctrl + Alt + t e navegue até o diretório onde a pasta que você descompactou está. Para navegarmos através de diretórios no terminal utilizamos o comando cd + diretório. Veja:

No meu caso baixei o Telegram para a pasta apps, dentro do meu usuário. Então para navegar até ela usei cd apps/. Vale ressaltar que não é necessário digitar manualmente todos os diretórios. Basta inserir os primeiros caracteres e usar a tecla Tab para que o terminal complete o restante. Atente-se, naturalmente, às letras maiúsculas.

O comando ls lista todos os arquivos que estão dentro do diretório. Já o mv move a pasta propriamente dito.

4 - Baixe o ícone do Telegram


Para termos um ícone para o Telegram é preciso que baixe-o e mova-o manualmente para a pasta /opt. Rode o comando abaixo no terminal:

wget https://1.bp.blogspot.com/-4FDOXNrFFiM/XlS2vW_GJUI/AAAAAAAANfU/2K7nOtgNNqg5bp4klPpV_y5ejoIkRdvNwCLcBGAsYHQ/s1600/telegram-ico.png && sudo mv telegram-ico.png /opt

O comando wget baixa o ícone e o sudo mv move-o para a pasta /opt, conforme indicado.

5 - Crie um link simbólico


sudo ln -s /opt/Telegram/Telegram /usr/bin/telegram

6 - Crie um lançador para o Telegram


sudo gedit /usr/share/applications/telegram.desktop

Para criarmos o lançador para o Telegram utilizaremos um editor de texto. Cole o comando acima e substitua a parte em vermelho com o editor da sua preferencia.

Ao rodar o comando, o editor de texto escolhido abrirá e nele cole o seguinte:

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Version=1.0
Name=Telegram Desktop
Comment=Versão para desktop oficial do aplicativo de mensagens Telegram
Exec=telegram
Icon=/home/$USER/.TelegramDesktop/tdata/telegram-ico.png
Terminal=false
StartupWMClass=Telegram
Type=Application
StartupNotify=true
Categories=Network;
MimeType=application/x-xdg-protocol-tg;x-scheme-handler/tg;

O trecho em vermelho você deve substituir inserindo o seu usuário.

Em seguida, salve o arquivo usando o atalho Ctrl + S e feche o editor de texto.

Pronto, o Telegram está instalado na sua máquina.

Postar um comentário

0 Comentários