Como definir IP fixo no roteador Mymax

Atribuir um IP fixo para um equipamento é útil em várias ocasiões. Seja uma impressora, TV, central multimídia ou seja lá o que for, atribuir um IP fixo para um dispositivo dispensa que o usuário precise realizar configurações desnecessárias com o tempo.

Os roteadores atribuem um IP para os aparelhos que estão conectados. Esse IP muda todas as vezes que o aparelho conecta-se ao roteador e por isso em algumas ocasiões é preciso que um mesmo IP seja sempre atribuído para um aparelho. Hoje ensinarei como atribuir um endereço IP fixo nos roteadores Mymax.


1 - Entre nas configurações do roteador


Os roteadores Mymax vêm com uma etiqueta atrás do aparelho informando o endereço para acesso às configurações. Geralmente o endereço é este: 192.168.0.1 Cole o endereço na barra de pesquisa do navegador.

Será necessário inserir as credenciais de acesso. Por padrão o Nome de Usuário e Senha são admin. Caso não funcione, provavelmente o seu roteador teve a senha alterada. Nesse caso - levando em consideração que não saiba a senha - você precisará resetar o aparelho para o padrão de fábrica. Atente-se, naturalmente, se a sua conexão é PPPoE e exige credenciais de acesso. 

2 - Ative o DHCP estático

Ao entrar nas configurações do seu roteador perceba que há um menu lateral. Localize a ferramenta LAN. Selecione-a e vá em DHCP Estático. Ative o DHCP Estático.

3 - Defina o endereço IP


O próximo passo é definir o endereço IP para o dispositivo em questão. Para fazer isso primeiramente você precisará do endereço MAC do dispositivo. O MAC é um identificador que os dispositivos usam para se comunicarem por rede. Geralmente ele fica disponível nas configurações de WIFI: 


Com o MAC em mãos, escolha o endereço IP fixo que deseja atribuir para o dispositivo. Vale lembrar que o endereço precisa respeitar a faixa de IP. Ou seja, se o seu roteador tem um endereço IP 192.168.0.1 significa que você só poderá alterar os últimos números do endereço. Como exemplo, atribuí o seguinte endereço para o meu aparelho: 192.168.0.105. 

Após inserido o MAC e o endereço IP escolhido, escolha um comentário. Ele será útil para identificar facilmente os endereços fixos que você atribuir. Você pode colocar o nome do aparelho, por exemplo. 

Agora simplesmente clique em aplicar

Pronto. Você pode fazer o mesmo com outros aparelhos caso seja necessário. 


Até a próxima. . .

Postar um comentário

0 Comentários