Como formatar pendrive no Lubuntu

Para aqueles que estão inciando em um novo sistema operacional até mesmo os trabalhos mais triviais aparentam ser complicados demais. Isso é natural e o principal responsável por fazer muita gente desistir de usar o Linux como sistema do dia a dia.

No entanto, a comunidade Linux é muito engajada e atenciosa com os novos usuário e não se importam muito quando aparece alguém com perguntas usuais. E na dica de hoje estarei respondendo uma pergunta que muitos que estão iniciando no Lubuntu fazem: Como formatar pendrives no Lubuntu?


Sim, não é tão fácil


Muitos migram para o Lubuntu por conta da simplicidade e similaridade com o Windows 7. Existe um menu inicial, uma barra de tarefa na parte inferior e atalhos que são em comum. Porém, certas facilidades que estão presentes no Windows não estão no Lubuntu e a razão disso é muito simples. O Lubuntu foi pensado para ser leve e simples. Ele roda em praticamente qualquer máquina dos anos 2000 pra frente.

O preço disso é uma distribuição de certa forma crua. Ele é feito para oferecer o básico e se você quiser algo a mais, terá que instalar no braço.

Formatando


Para formatar pendrive no Lubuntu não será necessário a instalação de nenhuma aplicação adicional. Para isso, utilizaremos uma aplicação que já vem disponível no próprio sistema; trata-se da ferramenta Discos.

A ferramenta Discos é, como o próprio nome já denota, um gerenciador de discos e partições. Com ele, você poderá criar, deletar e gerenciar partições do seu sistema. E também formatar pendrives.

Antes de continuarmos, insira o pendrive no seu computador. Em seguida, abra a ferramenta Discos que está localizada no menu inicial do Lubuntu, na categoria Preferências.

Perceba que ao lado esquerdo estarão todos os discos e pendrives que por ventura estão conectados no seu dispositivo. Justamente por isso é importante que tenha cautela nesta parte para não acabar apagando algo importante.

O que você precisará fazer é selecionar o pendrive em questão e em seguida ir no lado superior direito e clicar no botão hamburguer. Um menu em cascata irá aparecer, nele, selecione a opção Formatar Disco.

Pronto, o seu pendrive estará formatado. Agora teremos que criar a partição, para que os dispositivos consigam reconhecê-lo. Para isso, clique no sinal de (+), conforme ilustrado na imagem abaixo.

Uma nova janela irá abrir, nela insira o nome que deseja que o seu pendrive tenha:
Certifique-se que na área (tipo) o formato FAT está selecionado. É recomendado que utilize-se o FAT, pois é o formato de partição mais compatível com os diversos aparelhos. No entanto, caso você pretenda utilizar o pendrive apenas no Linux, pode selecionar o formato Ext4. Mas vale lembrar que ao usar esse formato o pendrive não irá funcionar no Windows e na grande maioria dos dispositivos.

Após inserida todas as informações, simplesmente clique em Criar. Pronto.



Até mais...

Postar um comentário

0 Comentários