Lo-Fi Hip Hop - Uma forma de reduzir o ruído do mundo moderno

Concentrada nas suas anotações e aparentemente entediada de tanto estudar. Certamente alguma vez você já viu a imagem da garota que fica o tempo todo estudando em um loop infinito, ao mesmo tempo que um tipo de música estilo “música de elevador“ fica rodando em playlists sem fim. Há alguns anos o Lo-Fi Hip Hop estourou no YouTube, com muitos canais que transmitem 24h por dia músicas que relaxam e diminuem o ruído do nosso mundo caótico e problemático.


Em um cenário onde cada vez mais somos dependentes de algoritmos e inteligências artificiais que selecionam minuciosamente a próxima faixa que iremos ouvir, canais no YouTube cresceram muito nos últimos anos com a proposta de nos tornar menos dependentes desses algoritmos que priorizam sempre o que é mais lucrativo para os seus donos. Atuando em uma faixa cinzenta dos termos do YouTube, as rádios de Lo-Fi Hip Hop tornaram-se uma espécie de refúgio onde muitos se encontram para abafar um pouco os problemas do dia a dia.

Seja para estudar, ler um bom livro ou simplesmente preencher o ambiente com uma trilha agradável, o estilo de música que relaxa e descontrai torna-se cada vez mais popular e  a prova disso é o número cada vez mais crescente de músicas e artistas que produzem esse recente gênero. A razão desse crescimento, aparentemente, se dá à forma como vivemos atualmente. Mentes cada vez mais esmagadas por pressões vindo de todos os lados - emprego, relacionamentos conturbados, vazio existencial... - e também por cada vez mais ficarmos isolados.

O estilo Lo-Fi, apesar de muito popular, não é tão recente como parece. O termo, que vem do inglês, significa 'baixa fidelidade' e tem tudo a ver com os primórdios do gênero. Lá no início, muitos artistas isolados criavam as músicas usando trabalhos passados e, em muitos casos, com equipamentos analógicos ou de baixa qualidade que davam o ruído característico do gênero. 

No entanto, atualmente o Lofi não é sinônimo de baixa qualidade. As faixas cada vez mais requintadas e trabalhadas, recebem bem mais atenção do que nos primórdios do gênero.  

Para quem está conhecendo o Lo-Fi Hip Hop agora pode ficar um pouco confuso quando ouvir algumas músicas. Logo percebe-se que de Lo-fi e Hip Hop não tem nada. Isso porque a qualidade das faixas é muito boa e o hip hop não está presente. Então porque continuamos usando esse termo? 

O Hip Hop tem como principal característica a crítica social e a denúncia de problemas que ocorrem na sociedade. Mas no Lo-Fi Hip Hop isso não está presente.  A razão de continuarmos se referindo ao estilo com esse termo se refere, acredito eu, por não termos um nome melhor e para não causar mais confusão. 

Desde que comecei a curtir esse tipo de música não consegui mais viver sem. Até os antigos artistas que costumava ouvir ficaram no limbo e acredito que exista uma razão para isso. O Lo-Fi trabalha sempre em uma mesma batida e já foi comprovado cientificamente que o cérebro humano gosta de padrões. É simplesmente perfeito estudar ou ler ouvindo esse tipo de música. 


Postar um comentário

0 Comentários