Aprenda a bloquear anúncios no Android sem instalar nenhum aplicativo

A grande maioria dos usuários quando buscam uma forma de amenizar os anúncios nos seus smartphones recorrem a métodos em que é preciso a instalação de aplicações. Essa é a principal forma de barrar anúncios, através dos filtros de aplicativos.

O problema disso é que em muitos casos esses mesmos aplicativos podem fazer mais do que simplesmente barrar os anúncios. Muito deles fazem parcerias com empresas para que os anúncios dessas se encaixem na categoria (anúncios aceitáveis) e portanto passem despercebidos pelos filtros.

Outro grande problema é justamente o processamento que esses aplicativos fazem para barrar os anúncios. Ao verificar se um anúncio é aceitável ou não um certo poder computacional é exigido e isso é especialmente preocupante nos dispositivos móveis que carecem mais de processamento.

A solução para isso está no método de bloqueio de anúncios que irei apresentar a seguir, muito pouco conhecido mas que traz muitos benefícios em relação à forma tradicional por meio de aplicativos e extensões para navegador.

BLOQUEIO POR DNS

Toda a internet funciona com base nos nomes de domínios. Todo site precisa de um para ser acessível na rede e não poderia ser diferente com os anúncios. Eles também dependem dos nomes de domínio e são sujeitos aos mesmos parâmetros.

Com base nisso, os anúncios também dependem diretamente de um servidor DNS para resolver os nomes de domínios do mesmo. É aí que entra o bloqueio por DNS.

Os servidores de DNS convencionais não barram nenhum site ou anúncios. Eles simplesmente oferecem a função de traduzir os endereços que o usuário requisita. No entanto, há servidores de DNS que se destacam justamente por fazer esse bloqueio. Hoje irei falar especificamente sobre o da AdGuard.

CONFIGURANDO DNS DA ADGUARD NO ANDROID

Ao configurar o DNS da AdGuard no seu dispositivo, automaticamente os anúncios deixarão de aparecer - seja no navegador ou em aplicativos instalados. Para configurar o DNS no android é muito simples. Abra as configurações de WIFI do seus dispositivo e clique na rede WIFI que deseja definir o novo DNS.


A interface de configurações do seu aparelho pode ser diferente, no entanto, a configuração basicamente é a mesma. Procure por configuração de IP ou configuração DHCP e selecione a opção DHCP Estático ou algo parecido.

Ao selecionar essa opção insira os endereços dos servidores de DNS da AdGuard:



DNS Primário
176.103.130.130
DNS Secundário
176.103.130.131

Salve as configurações!

Agora o seu dispositivo estará configurado para usar o DNS da AdGuard que barrará boa parte dos anúncios.

Postar um comentário

0 Comentários