Como atualizar o YouTube-dl

É relativamente comum deparar-se com erros súbitos ao tentar fazer algum download de vídeo com o YouTube-dl. Isso acontece não porque a aplicação seja ruim ou mal desenhada, muito pelo contrário. O YouTube-dl é usado por muitos usuários e tido como a melhor aplicação do tipo portada para o Linux.


O problema comum desse tipo de aplicação, no entanto, é que necessitam de atualizações constantes para adaptar-se às alterações que o YouTube faz para barrar o download de vídeos. Como sabem, é (ilegal) baixar conteúdos do YouTube e programas como o YouTube-dl são vistos como um inimigo pelo YouTube.

Como se não bastasse ainda há um grande empecilho em distribuir as atualizações de programas no Linux. Existe um gargalo muito grande entre as últimas versões do YouTube-dl disponíveis nos repositórios oficiais e aquelas que estão no site oficial do projeto.

Para termos sempre a última versão do YouTube-dl precisaremos baixá-lo diretamente do site oficial. É muito simples.

REMOVA O YOUTUBE-DL


Primeiramente, remova o YouTube-dl caso já o tenha instalado na sua máquina:

sudo apt-get remove youtube-dl

e também

sudo apt-get autoremove

ATUALIZANDO O YOUTUBE-DL


Para baixarmos diretamente do site oficial utilizaremos o wget no terminal. É muito simples. Abra o terminal e rode a linha abaixo:

sudo wget https://yt-dl.org/downloads/latest/youtube-dl -O /usr/local/bin/youtube-dl --no-check-certificate

O terminal irá baixar o youTube-dl diretamente para a pasta usr/local/bin

O próximo passo é simplesmente dá permissão de leitura e execução para o YouTube-dl. Para isso, rode a linha abaixo no terminal:

sudo chmod a+rx /usr/local/bin/youtube-dl

Pronto, agora você está com a mais nova versão da aplicação. Lembre-se, no entanto, que os erros comuns da aplicação podem voltar com o tempo o que significa que você precisará atualizar novamente. Para fazer isso você precisará primeiramente remover o script do Youtube-dl que fica na pasta usr/local/bin


Até a próxima . . .

Postar um comentário

0 Comentários