Por que o Telegram é lento?

Se você é um usuário assíduo do Telegram certamente já deve ter percebido que os downloads dentro do mensageiro são extremamente lentos. Isso acontece não por culpa da sua internet ou do seu aparelho. Trata-se de uma limitação do próprio Telegram, imposta a todos os usuários. À primeira vista, pode parecer uma sacanagem impor esse tipo de limite, mas há motivos concretos para fazerem isso.


Um dos slogan do azulzinho sempre foi o fato de ser baseado na nuvem e por permitir o compartilhamento de arquivos de até 1,5 Gigas. Nenhum outro mensageiro do tipo permite o envio de arquivos tão grandes para os seus servidores. Nesse cenário o Telegram é o único que literalmente é uma nuvem pessoal.

Se formos olhar por esse lado veremos que o Telegram é uma nuvem, assim como o Google Drive, Mega, só que com armazenamento gratuito INFINITO! Não existe nenhum limite de GBs que você pode enviar para o Telegram. O único porém é que os arquivos individualmente não podem ultrapassar a marca de 1,5 GB. Se você tem 10 Teras de arquivos no seu PC, pode enviar tudo isso para um canal no Telegram, sem nenhum custo pra isso. O único porém é que vai demorar muitooooooooooooo para você conseguir isso.

Com toda essa liberdade acredito que você já deve ter imaginado a anarquia que acontece dentro de grupos e canais do Telegram. Não é difícil encontrar verdadeiros redutos cheios de filmes, séries, programas e até jogos disponíveis gratuitamente para qualquer um baixar.

Para desencorajar que o Telegram seja utilizado para esses fins a solução que encontraram foi justamente impor taxas limites para enviar e baixar arquivos, Você pode enviar e baixar arquivos de até 1,5 GB, mas pra isso terá que ter muita paciência.

Nos testes que fiz, para enviar um ISO de 1 GB levou algo em torno de 30 minutos. Sendo que o mesmo arquivo é enviado para o Google Drive em menos de 10 minutos. E o mesmo acontece para fazer downloads.

Tem como melhorar isso? 

Não! A taxa de velocidade é imposta pelo próprio Telegram, baseada na largura de banda disponível naquele momento. Isso significa que em certos horários do dia, onde há menos usuários dentro do mensageiro, a taxa de velocidade de envio e download será maior. Por outro lado, nos horários onde haverá mais usuários usando o Telegram a taxa de velocidade será esdrúxula.

Postar um comentário

0 Comentários